O Segredo Essencial Dos Judeus, Parte 7

Trecho de O Segredo Essencial dos Judeus, por Michael Brushtein

O Hit do Século XXI: Capital

No entanto, o que aconteceu? Por que alguém deveria ser fechado (interrompido)?

O fato é que, de repente, uma brisa de comunismo, ou se você preferir, de coletivismo, começou a soprar no mundo.

Como isso ameaça a população ainda não é conhecido. Cedo ou tarde, eles vão querer fechar alguma coisa, corrigir, e tudo o que resta é dividir. Você não acha? Você não tem que buscar uma evidência muito longe.

As pessoas correram para comprar os livros de Karl Marx, e, além disso, muitos livros. Eles dizem que a circulação de livros vendidos já quebrou todos os recordes.

“Desde 2008, as vendas de obras como Capital, Manifesto… e Uma Contribuição à Crítica da Economia Política têm aumentado consistentemente.

“Os clientes do banco Sparkasse na cidade alemã de Chemnitz (ex-Karl-Marx-Stadt) escolheram o retrato de Marx para ser impresso em cartões de plástico …

“‘Sim, Karl Marx está se popularizando – e só Deus sabe onde isso vai acabar”, escreve Stuart Jeffries, uma escritora convidada do The Guardian.

“E o que acontece quando as pessoas começam a ler Marx e Engels, você se lembra?

“Sharikov encolheu os ombros. ‘Eu não concordo’.

“‘Com quem – Engels ou Kautsky?’

“‘Com nenhum deles’, respondeu Sharikov.

“‘Isso é o mais notável. Qualquer pessoa que diz isso. . . Bem, o que você sugeriria em vez disso?’.

“‘Sugerir? Eu não sei. . . Eles só escrevem e escrevem toda essa podridão… tudo sobre algum congresso e alguns alemães. . . deixa a minha cabeça atorodada. Afaste tudo dos patrões, depois divida-o'”. 1

A propósito, falando do Capital de Marx. Para ser honesto, quem de vocês, queridos leitores, foi capaz de conquistar este, eu lamento, imenso trabalho? Por exemplo, eu não pude. Não quando eu era estudante, nem depois, quando me tornei um pai, nem agora, quando minha filha me fez um avô novamente. Eu não pude, só isso. Embora eu tentasse muito.

Toda vez que abria o livro, eu logo começava a bocejar e, em seguida, simplesmente adormecia. Não há nada a fazer, não é “um livro sobre comida saudável e deliciosa” e nem mesmo Akunin. 2

Eu tinha uma suspeita de que havia algo errado comigo. Todo mundo está lendo, e eu não. Todo mundo pode, e eu não sou capaz. Então, eu perguntei em particular. Entre meus amigos e conhecidos. Depois entre os amigos dos meus amigos. Finalmente, entre os parentes destes e de outros.

Eu tive sorte. Eu finalmente encontrei a pessoa que jura que tinha conseguido ler o livro. Eu realmente invejo. É uma pessoa forte e persistente.

Mais uma vez. As pessoas compram o livro. Apesar do fato de ser espesso e ilegível. Hoje é um bestseller, especialmente na Europa. As pessoas querem mudança social, querem justiça. O coletivismo, que parecia ter sido enterrado para sempre junto com a União Soviética, de repente apareceu na agenda novamente. E não apenas em algum lugar, mas na Europa – o pai e a mãe do capitalismo.

Bem, e a América? É justo que a China forneça bens ao mundo inteiro, a Rússia produza petróleo, Israel cresça tomates roxos e a América imprima dólares e aumente a dívida nacional no modo on-line? Isso é chamado de divisão global do trabalho?

Suponha que Karl Marx não seja uma prova, mas uma simples coincidência. Mas o que pode ser feito com uma inovação moderna – a Internet? Pandemia sociais se espalharam em toda a rede mundial. Um monstro social, o Facebook, se tornou o líder. De acordo com as visitas, ele ultrapassou não apenas os sites pornôs, mas também o grande motor de busca da Internet Google, e parece que é só o começo …

“A massificação dos serviços de redes sociais requer repensar esse fenômeno so século XXI, especialmente com o advento de dispositivos móveis unificados”.

Notas:

1 A citação de O Coração de um Cão – um romance de Mikhail Bulgakov, é uma sátira do novo homem soviético escrito em 1925, no auge do período da NEP, quando o comunismo parecia estar enfraquecendo na União Soviética. Ele geralmente é interpretado como uma alegoria da revolução comunista e “a tentativa equivocada da revolução de transformar radicalmente a humanidade”. Sharikov é um dos personagens principais. Originalmente ele era um cão vadio, transformado em um ser humano (suas glândulas foram transplantadas de um bêbado). Ele se juntou ao Estado soviético.

2 Boris Akunin – um escritor russo, conhecido como escritor de ficção histórica e policial.

Comente