O Que É Melhor Para Os Outros Também É Melhor Para Mim

Dr. Michael LaitmanToda a humanidade é como um corpo e embora o nosso ego cresça e nos obrigue a fazer apenas cálculos egoístas, a conexão entre nós e nossa interdependência é cada vez mais revelada. Não há ninguém no mundo que não dependa de todos os outros, do mundo inteiro. Se não revelarmos esta conexão hoje em toda a sua intensidade, em toda a profundidade e largura da conexão entre nós, ela será revelada em um par de anos. Nós estamos avançando em direção a isso.

Nós vemos que há duas tendências que nos levam a um estado muito desagradável. Por um lado, eu dependo de todos, de toda a humanidade, e não posso prover até mesmo as necessidades básicas para mim se eu não estou conectado a todos

Nós vemos que é realmente assim que a nossa vida é gerenciada, e nós não podemos parar isso. Se observarmos o processo que cada pedaço de plástico, papel, madeira, fio elétrico, ou de metal passou, veremos que cada produto esteve em todo o mundo de alguma forma e que essa dependência cresce a cada dia, e a conexão entre nós se torna cada vez mais integral.

Por outro lado, ela está se tornando cada vez mais egoísta, aguda e agressiva, e, assim, nós chegamos ao ponto de crise, o ponto da virada especial. Quando alcançarmos este ponto, nós podemos decidir que seja melhor cortar as relações entre nós, uma vez que elas não são tão boas, como o divórcio numa família ou quando cortamos nossas relações com as pessoas que nos tratam mal.

No entanto, se esta desconexão ainda é possível quando se trata de indivíduos ou na família, ou numa dimensão maior quando falamos de países, nós chegamos a um estado de guerra. Se quisermos cortar nossas relações e estabelecer uma nova ordem mundial, a guerra é inevitável. A única opção é encontrar um meio, uma espécie de doce para adoçar a conexão entre nós e torna-la boa.

Nós vemos que a conexão entre nós é multilateral e integral. Portanto, nós temos que corrigir a nós mesmos de acordo com a conexão que nos é revelada. Nesse caso, não só vamos sentir que dependemos uns dos outros, mas que queremos estar conectados e estamos prontos para nos conectar de bom grado. Então, em vez de lutar e tentar cortar uma conexão ruim, vamos estabelecer uma conexão melhor em seu lugar.

Nós podemos realizar a correção da conexão entre nós que se torna mais forte a cada dia utilizando o método chamado de sabedoria da Cabalá ou, mais precisamente, o método da educação integral, a sabedoria da conexão.

Para resumir, nós vamos acabar com duas opções, como resultado do nosso estudo da evolução do homem e sua natureza: ou corrigimos a conexão entre nós, ou vamos chegar a grandes conflitos, violência e guerras terríveis, como já vemos em diferentes lugares do mundo.

Esta é a razão do método de educação integral, de acordo com o qual o homem deve mudar, estar sendo revelado no mundo. Afinal, enquanto o homem agir de acordo com a sua natureza egoísta, ele vai agir em seu próprio favor. Não importa o que ele diz e quão generoso tenta ser, as intenções de uma pessoa sempre serão somente para o seu próprio bem e para prejudicar os outros.

Nós devemos explicar às pessoas que hoje é impossível agir para o meu próprio bem e prejudicar os outros, se nós estamos conectados. Se eu dependo de você e você depende de mim, eu não tenho escolha, exceto pensar no que é bom para você e você pensar no que é bom para mim. É assim que a conexão entre nós vai agir, de modo que se eu machucar você, eu me prejudico através de você. É a mesma coisa quando se trata de fazer o bem: se eu faço o bem aos outros, eu faço o bem para mim mesmo.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 13/07/14, Shamati # 60