Nosso Primeiro Exercício Espiritual

Dr. Michael LaitmanPergunta: Qual é o objetivo do exercício, (Salmos 34:15) “Afasta-te do mal”? Como ele nos desenvolve?

Resposta: Este é o nosso primeiro exercício espiritual. Na verdade, todo o nosso trabalho interior é afastar-se do mal e fazer o bem. “Afasta-te do mal” é um nível de doação em prol da doação, Hafetz Hesed (deliciar-se com a misericórdia); e “faça o bem”, já é a recepção em prol da doação, trabalhar com os próprios vasos, com os desejos corrigidos.

Por enquanto, cabe a nós somente nos distanciarmos do mal, nos elevarmos sobre os nossos desejos. É assim que aprendemos a nos conectar entre nós e a adquirir a característica de doação. Quanto mais estamos conectados e próximos uns dos outros, cada um de nós e todos nós juntos descobrimos a característica de doação, e graças a isso estamos prontos para descobrir o campo de força em que nos encontramos.

Este campo preenche todo o espaço. Este espaço já esteve vazio. Afinal, houve um Tzimtzum (restrição) e a Luz foi removida. Mas agora, quando adquirimos a característica de doação, de repente descobrimos que a Luz não desapareceu! A Luz está aqui, e podemos senti-la cada vez mais forte: no início como Ohr Ha Nefesh, algo estático, que preenche passivamente toda a extensão de nossas vidas, todas as nossas emoções, todas as nossas características.

Esta Luz é descoberta com o nosso novo sentido, que é proveniente de fora de nós mesmos. Nós podemos alcançar a esse sentimento, não há nada de místico nele: esta é a natureza, embora ela seja a natureza superior. O Criador: esta é a natureza. Nós simplesmente investigamos a realidade através dos nossos novos sentidos. A pessoa só deve se aderir ao grupo e ao Criador, ouvir e realizar todos os conselhos do professor com precisão.

Pergunta: Nós devemos responder e realizar as correções desses desejos que são descobertos?

Resposta: A correção é a conexão. O desejo está quebrado e precisa ser reconectado. Como é possível sentir o Criador, se não através da característica de doação?

A característica de doação pode ser adquirida acima da característica de recepção. Nós só podemos jogar com estas duas características: o desejo de prazer, que estava no convidado, e o desejo de doar, que estava dentro do anfitrião. Duas forças, recepção e doação, Luz e vaso.

Esta é a única coisa que existe na realidade. Depois disso, a força de doação é despertada dentro do vaso. O convidado aprende o que é doação ao sentir a diferença entre ele e o anfitrião.

Por enquanto, nós não estamos prontos para sentir o quanto somos diferentes do anfitrião. Portanto, nós temos que trabalhar com o ambiente. É por isso que houve a quebra dos desejos, para nos dar a possibilidade de trabalhar na conexão entre eles.

Na verdade, o trabalho espiritual é muito simples. Só parece complicado para nós, e isso é porque estamos confusos. Mas quando uma pessoa começa a adquirir o método, nenhuma confusão ou complexidade resta nele. Pelo contrário, tudo é simples. Existem apenas dois parâmetros: o desejo de receber e o desejo de doar. E tudo o mais acontece e é descoberto entre eles, entre os dois. Não há nada de artificial aqui.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 07/07/14