Nós Podemos Ser Críticos Enquanto Estivermos Unidos

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que eu devo fazer se não concordo com as decisões do grupo sobre a disseminação? Eu devo insistir no que eu penso ou devo aceitar a opinião do grupo, como se estivesse me anulando diante do professor?

Resposta: Se uma pessoa geralmente concorda com a forma como o grupo dissemina e o grupo faz uma determinada decisão concreta, todos devem ver isso como uma oportunidade para uma ascensão espiritual.

No entanto, a pessoa geralmente foge disso, pensando que se eles decidiram algo, eles também devem realizá-lo, mas ela não participa disso. Ela não entende que com isso ela perde a oportunidade de ascender.

Eu estou muito arrependido e triste de ver o que acontece com essas pessoas. Quando elas realmente têm a oportunidade de ascender é que elas se afastam e escapar.

O que me importa realmente o que o grupo decide? Quanto mais ingenuamente eu aceitar as decisões dos amigos e quanto mais fé tiver neles, mais profundamente eu vou ser incorporado neles, ou seja, no vaso onde a Luz será revelada. Eu não sou obrigado a fazer qualquer outra coisa, mas a minha mente e o meu ego não me permitem aceitar o fato de que eles estão certos.

O que realmente importa se eles estão certos ou não? Não importa. Mas eu sou crítico. Eu tenho que saber com antecedência que vou ser capaz de permanecer no grupo e, consequentemente, mais tarde eu decido até que ponto posso ser crítico.

A quebra ocorreu quando eles queriam se unir e, ao mesmo tempo, criticar um ao outro, mas depois eles descobriram que não podem alcançar a unidade nessas condições. Este é exatamente o pecado da Árvore do Conhecimento.

O primeiro gosto da Árvore do Conhecimento foi bom, sob as condições de auto anulação. Mas eles não podiam fazê-lo uma segunda vez. Eles não conseguiram encontrar o limite até o qual poderiam ser críticos e não mais que isso. É porque, para criticar o superior, nós precisamos primeiro estar aderidos a ele.

Somente quando você se torna uma gota de sêmen aderida ao superior é que você aos poucos começa a se abrir, célula por célula. Assim, você adiciona uma célula após a outra ao seu corpo ao ativar o desejo egoísta e resistindo a ele, para que mais tarde, juntamente com ele, você possa aderir ao superior. Assim, o seu corpo espiritual cresce célula por célula.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 23/06/14