Leve Tudo À Conclusão Correta

Dr. Michael LaitmanComentário: Eu participo de mesas redondas organizadas tanto para israelenses que falam hebraico e de pessoas que falam russo [em Israel]. Neste caso, os israelenses são mais como crianças: são muito mais naturais, mais perto da natureza. Mas os que falam russo são rígidos, irônicos, com o pensamento muito lógico. Tendo acumulado uma experiência de um poderoso antissemitismo, eles acreditam apenas no poder.

Resposta: A crença no poder é apenas irracional. Suponha que nós estamos rodeados de ogivas químicas por todos os lados. Será que temos a oportunidade de refleti-las? Eles clicam num botão e pronto. Ou eles cavariam mil túneis e começariam a sair deles bem no meio do seu quintal, e você não seria capaz de fazer nada.

Hoje, cada vez menos pessoas acreditam que a solução para o problema está no nível do poder. Isto é evidente a partir do desespero que preenche as pessoas. Elas estão a apenas alguns passos do desespero de aceitar o método da Cabalá como uma solução, e devemos tentar dá-los. Este é o nosso povo, nosso destino, e é neste momento histórico que temos que fazer isso.

Com a luta, nós ganhamos a capacidade de disseminar e educar as pessoas. Assim, nós precisamos agir rapidamente nesse período, caso contrário, uma nova etapa vai chegar, que vai relaxar as pessoas, vai colocá-las num estado de falsa paz. Quanto mais nos organizarmos como um homem com um coração, mais vamos sair da ameaça de guerra e aumentar uma atitude favorável de nossos vizinhos e de todo o mundo em relação a nós. Vamos verificar.

O que há de errado com esta experiência? O que vamos perder neste caso? Nós não investimos nada, exceto bons esforços no que diz respeito ao nosso povo! Nós não vamos pagar nem dar nada a ninguém, nem nos curvar: não! Nós precisamos criar um ambiente bom, uma atmosfera suave dentro deste estado, o qual, aliás, ocorre entre nós só durante a guerra; a dor comum nos aproxima. Portanto, vamos fazer isso na vida cotidiana pacífica e ver como a guerra termina no mundo.

Comentário: Você diz que este projeto não custa muito dinheiro.

Resposta: Isto não é só com respeito ao dinheiro! Quantas pessoas morrem nas estradas? Que problemas existem em famílias com crianças? Nós vamos equilibrar tudo ao aproximar as pessoas.

Para começar, vamos nos sentar nas mesas redondas e conversar. Um bom esforço ainda vai compensar. Haverá menos problemas nas estradas, nas famílias, o número de viciados em drogas vai diminuir, os problemas de saúde serão reduzidos.

Comentário: Eu posso dizer por experiência própria que isso realmente funciona. Mas o fato é que é muito difícil fazer as pessoas se sentarem em círculo e apenas explicar isso a elas.

Resposta: Vamos começar com as mães cujos filhos estão no front, e com antigos e futuros soldados, isto é, aqueles que sentem a situação atual de forma mais aguda internamente.

Comentário: Geralmente, nossas guerras acabam pela pressão externa.

Resposta: Mas o Hamas não quer uma trégua conosco, e nós podemos continuar as ações com segurança. Eu acredito que em termos militares, nós precisamos ocupar Gaza novamente, e se não podermos transformar a atitude do mundo em relação a nós num sentido favorável e tivermos que entregar Gaza, então temos que entregá-la só para Abu Mazen. Isso é tudo. Sem Hamas.

Pergunta: Portanto, você acha que mesmo que o mundo comece a gritar conosco, não devemos ouvi-lo?

Resposta: Se começarmos a nos unir, o mundo não vai gritar. Assim, nós devemos continuar e fortalecer nossas mesas redondas por todos os meios.

Vamos torcer para que possamos trazer tudo à conclusão correta e ter tempo para unir as pessoas através das quais nós saímos de todos os problemas. Eu sou um otimista.

De KabTV “A Situação em Israel” 24/07/14