Hierarquia Espiritual

Dr. Michael LaitmanPergunta: Nós temos ouvido muitas vezes que, primeiro, o povo de Israel deve ser corrigido. Vale a pena se concentrar na sua correção, a fim de nos aproximarmos de nossa meta e dar prazer ao Criador?

Resposta: O povo de Israel é a parte da humanidade que anseia pelo Criador através do caminho da conexão e unidade entre si. Não existe tal conceito de “Israel” da natureza, como se alguém nascesse israelense e alguém não. Nós sabemos que este conceito surgiu pela primeira vez na antiga Babilônia.

No mundo espiritual, o conceito de Israel é a direção para o Criador através da unidade entre nós, a criação do desejo neles que é semelhante ao Criador, o que significa como um, único e unificado. Portanto, em primeiro lugar, nós constituímos aqueles que querem alcançar o Criador na unidade entre nós.

O próximo círculo no qual nós precisamos trabalhar são aqueles que há 2000 anos estiveram neste estado e caíram dele. Neles, existem Reshimot (reminiscências) escondidos que funcionam de forma negativa, repelindo-os da realização espiritual, visto que o Kli (vaso) quebrado opera na direção oposta.

Além disso, se um de nós tem até mesmo uma possibilidade mínima, nós precisamos tentar de todas as maneiras possíveis trabalhar com essas pessoas. Em Israel, há essa oportunidade já que aqui elas são a maioria.

O resto da humanidade (as nações do mundo) também tem esses genes, mas eles nunca foram despertados, nem na Babilônia, nem depois, e nem agora. Nós vamos trabalhar com eles no final, porque, na medida em que construímos uma parte interna mais forte, mais fácil será trabalhar com esta parte externa, que está longe de anseios espirituais.

Deste modo, a correção é feita da parte interna para a parte externa. Isto é o que Baal HaSulam escreve na “Introdução Livro do Zohar (Seções 60-70).

Cada pessoa no mundo que anseia alcançar e revelar o Criador constitui Yashar El (direto ao Criador): os que anseiam por Ele. Se não houver unidade e conexão entre eles e a conexão com a Luz, então é improvável que a Luz deles se espalhe primeiro ao povo de Israel e depois ao resto das nações do mundo, porque a coisa mais importante é a conexão mútua que é compartilhada por nós.

Do Acampamento Internacional de Verão na Bulgária 11/07/14, Lição 2