Faíscas de Pureza Para Toda Humanidade

Pergunta: Baal HaSulam diz no artigo “Arvut” (Garantia Mútua) que a nação de Israel havia sido construída como uma espécie de porta de entrada pela qual as centelhas de pureza iriam brilhar sobre toda a raça humana em todo o mundo. O que são “centelhas de pureza”?

Resposta: Há faíscas em todas as pessoas, incluindo a AHP (desejo de receber), mas isso depende do estado em que elas estão. As faíscas que puxam a pessoa para cima, conectam-na a Luz Superior e, portanto, são chamadas de faíscas de pureza.

As faíscas que estão na fundo do desejo de receber, no momento, não podem despertar por si mesmas. Mas, através de mútua incorporação, podemos ajudá-las e trazê-las para fora do ego. E, devido a isto, podemos influenciar o desejo de receber e transmitir a Luz que Reforma, até mesmo para um grande desejo de receber, e usá-lo como AHP de ascensão, a fim de receber a Luz de Hochmá (sabedoria) dentro dele.

A revelação do Criador é devido a este espesso AHP. Israel não revela o Criador se não cuidar das nações do mundo.

Se nós ansiamos para atrair a Luz que Reforma, essas faíscas crescem mais forte sob a influência da Luz. Elas crescem pela Luz, uma vez que se vestiram com os vasos de recebimento que podem ajudá-las.

Cada faísca é como um ímã que puxa vasos de recepção para si mesma. Por um lado, parece prometer um enchimento desses vasos. Eu quero me preencher, para receber, para preencher meu desejo de receber. Mas na medida em que eu me aproximo desta centelha, aos poucos, mudo gradualmente, e quero me preencher a fim de doar. Então eu quero doar mesmo sem receber nada por mim mesmo. Isso significa que eu alcanço o nível de Biná.

Então eu quero receber a fim de doar e, assim, eu alcanço o nível de Keter. Tudo isso acontece em torno da mesma centelha que muda pela Luz que Reforma. Tudo é feito pela Luz, enquanto nós só precisamos ajudá-la nos casos em que a luz em algum ponto nos permite adicionar o nosso esforço.

A Luz opera constantemente, mas às vezes também nos permite participar. É como brincar com uma criança e, por vezes, deixá-la fazer algo por si mesma. Então, mais uma vez fazemos tudo por nós mesmos e também abrimos espaço para que a criança participe. É assim que a luz constantemente brinca conosco.

[137976]

Da 5ª parte da Lição Diária de Cabala 17/6/14, Escritos de Baal HaSulam

Material Relacionado:
Israel São As Centelhas Que Iluminam O Mundo
As Centelhas De Doação Errantes