Descendentes De Abraão, Isaac E Jacó

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “O Arvut “(Garantia Mútua): Assim, por causa da necessidade acima, a Torá foi dada especificamente à nação de Israel, apenas para os descendentes de Abraão, Isaac e Jacó.

Isto se refere às almas que podem ser despertadas pela Luz que estava no estado chamado de Babilônia.

Primeiro, a força chamada Abraão desperta dentro de Malchut, e, depois, a evolução e o desenvolvimento dessa alma é chamado de Isaac e Jacob. Isso se refere apenas aos sistemas espirituais e as partes do desejo de receber, e não às figuras históricas que são as expressões externas de fenômenos que ocorrem no interior da Malchut geral.

The Race Of Abraham Isaac And Jacob

Para entender esses fenômenos, nós devemos olhar um pouco mais profundamente como Malchut está despertando para a correção. O sistema do primeiro homem foi quebrado, depois ele foi estabilizado num determinado estado, e agora deve começar a se corrigir a partir de um estado chamado de Babilônia.

O ego se desenvolve como resultado de uma Luz especial chamada de Luz Circundante (Ohr Makif). Há partes do desejo que descem como resultado de uma Luz maior, e isso significa que o ego cresce, construindo a torre de Babel. Existem outras partes do desejo que anseiam ascender, como resultado da mesma Luz.

A parte que ascendeu ao topo é chamada de Abraão, e, em contraste, a parte que desceu mais do que todas as outras é chamada de Terach. A Luz superior influencia o desejo e desenvolve-o, e por isso o movimento é para cima e para baixo, como está escrito: “Aquele que é maior do que seu amigo, o seu desejo é ainda maior”. O indivíduo é maior do que seu amigo, já que, como Abraão, ele anseia ascender, e seu desejo é ainda maior como Terach que desceu. Mais tarde, os vasos (desejos) que se relacionam com Abraão tornam-se mais claros. Qualquer pessoa que se sente atraída por Abraão como resultado da influência da Luz que Corrige é chamada de Yashar El, Israel (direto ao Criador). Sua correção é “Ama o teu próximo como a ti mesmo”.

Pois era inconcebível que qualquer estrangeiro tomasse parte nela. Por causa disso, a nação de Israel havia sido construída como uma espécie de porta de entrada pela qual as centelhas de pureza brilhariam sobre toda a raça humana em todo o mundo.

As mesmas pessoas, as mesmas almas, as mesmas partes do desejo, tornaram-se GE (Galgalta ve Enyaim) no que diz respeito à parte inferior de Malchut que não conseguiu despertar, e são chamadas de AHP. Isto é como a passagem da Luz através de GE para os vasos de AHP foi criada.

Agora resta completar o que dissemos acima (item 16) sobre a razão por que a Torá não foi dada aos nossos pais, porque a Mitzva, “Ama o teu próximo como a ti mesmo”, o eixo de toda a Torá e em torno do qual gira toda a Mitzvot, de modo a esclarecer e interpretá-lo, não pode ser observada por um indivíduo, mas apenas através do consentimento de uma nação inteira. É por isso que demorou até que eles saíssem do Egito, quando se tornaram dignos de observá-la.

Isso significa que não basta apenas que as almas de Israel que saíram da Babilônia e ascenderam devem se corrigir e observar a Mitzva (mandamento) do ama teu amigo. Elas devem estar conectadas com pelo menos parte das outras almas, o que significa que elas desceram ao Egito. É do Egito que elas extraem os vasos do AHP de GE.

Os desejos de GE, chamados de patriarcas (Abraão, Isaac e Jacó), saíram da Babilônia, depois receberam AHP do Egito e saíram com eles. Eles são misturados com o AHP do Egito e quebrados. Ou seja, há a destruição do primeiro Templo, a quebra de GE junto com AHP.

Assim, eles estão prontos para serem misturados com o resto dos desejos da Babilônia e alcançar a correção. No final da correção, nós também corrigimos os vasos de GE primeiro, e depois AHP. No entanto, aqui, as fases são diferentes. Quando os vasos de GE se corrigem, a Luz é derramada através deles às nações do mundo e começa a aproximá-los de GE. Assim, quanto mais os vasos de GE se corrigem, mais o AHP é corrigido.

Nós estamos na fase do fim da correção agora. Nós já passamos pela destruição do Templo, fomos misturados com os vasos da Babilônia, e a única coisa que resta agora é corrigir os desejos de GE, e, com isso, o AHP será corrigido. Nós vamos sentir que a Luz está se espalhando através de nós e que o mundo inteiro começa a se comportar de forma diferente. Será um verdadeiro milagre quando tudo isso acontecer.

Da 5ª parte da Lição Diária de Cabalá 17/06/14, Escritos do Baal HaSulam

Comente