Cumprindo A Nossa Missão

Dr. Michael LaitmanPergunta: Qual é a sua resposta para o assassinato dos meninos que foram sequestrados por terroristas? Toda a nação está de luto pela morte deles agora.

Resposta: A nação de Israel tem uma missão e temos que cumpri-la. Se não fizermos isso, não vamos trazer o mundo para a correção certa e conduzi-lo na direção certa. Como resultado, nos deparamos com tal fenômeno como o sequestro e, é claro, assassinato.

Isto não começou hoje. Nós estudamos as raízes do que aconteceu na quebra dos vasos e sobre as ações superiores que já passamos. Afinal, estamos em um sistema que é controlado por leis rígidas, como se diz: “Ele deu uma lei que não pode ser quebrada”.

A Luz Superior está acima dos vasos quebrados, e se eles se corrigirem como resultado de sua influência, o que significa que tomam parte na sua autocorreção, tudo progredirá ao longo do bom caminho do “eu devo apressá-lo”. Este é o caminho desejado aos olhos da força superior e, também, aos olhos de outras pessoas, incluindo as nações do mundo, que não terão, dessa forma, nenhuma reclamação sobre Israel, nenhum sentimento antissemita ou sentimentos negativos de qualquer tipo.

Os Cabalistas falam muito sobre o fato de que só Israel pode trazer a correção ao mundo, já que seus membros têm as centelhas e a conexão com a Luz que Reforma em primeiro lugar. Mas se a nação de Israel não executa as correções, desta forma ela é a fonte de todo o mal no mundo.

Tudo isso retorna à reunião na entrega da Torá. Afinal, a Torá é a Luz que Reforma, a força superior que traz todo o bem à humanidade. Esta força só pode ser revelada na palavra pela nossa participação, em coordenação com ela.

Nós invocamos a força superior quando fazemos o que temos de fazer e, assim. a abundância e bondade são derramadas ao mundo todo, todos nos respeitam e estão prontos para participar de nossas atividades. Mas se nós não cumprimos nossa missão em todos os momentos da nossa vida, nós não atraímos a Luz que Reforma e há uma deficiência de Luz neste mundo, uma deficiência da força superior, o que significa que podemos causar dano ao mundo.

Não admira então que o mal seja revelado primeiro entre nós, a nação Israelita, incluindo ódio geral e o antissemitismo. Em última análise, nós evocamos isso por nós mesmos ao não participar na correção do mundo.

Baal HaSulam cita o Talmude na “Introdução ao Livro do Zohar” dizendo: “Nenhuma calamidade vem ao mundo, exceto por Israel”. E no livro “A Luz e o Sol” é dito, “a principal proteção contra calamidade é o amor e a unidade. Quando há amor, unidade e amizade mútua em Israel, não há espaço para qualquer calamidade afetá-los e, assim, todas as maldições e as aflições são mantidas longe deles”.

Portanto, nós temos livre arbítrio, e se fizermos bem, vai ser bom para todo o mundo, inclusive para nós, e por isso nós iremos agradar o Criador. Caso contrário, o resultado será diferente.

Apenas pense, quem tem livre-arbítrio? Não a nação Israelita, pois apenas um par de milhões vive na terra de Israel. Aqueles que trabalham para o Criador de alguma forma o têm. Isso significa que aqueles que tomam este trabalho sobre si mesmos têm livre-arbítrio. Isso inclui a nós e outros grupos.

Muitos falam sobre a obra de Deus, mas a missão é acelerar o processo através daqueles que entendem que isso é sobre a correção do mundo, que depende deles acelerar o processo. Se as pessoas que receberam esta oportunidade não a cumprem, elas são responsáveis por todo o mal que é revelado no mundo.

Eu estou falando muito sério. Não adianta culpar os terroristas, outras nações ou quem quer que seja, porque eles não têm livre-arbítrio. Nós somos aqueles que desenham o mapa do mundo.

Os políticos podem continuar jogando seus jogos tanto quanto quiserem, não faz diferença. Nós devemos parar de conectar nosso destino a um determinado líder ou outro. Já vimos que nada depende deles e que tudo depende só da força superior, na medida em que podemos influenciá-la. Isso depende do nosso trabalho. Nós desenvolvemos uma abertura para ela a fim de derramar a Luz para o mundo e para nos levar à correção desejada de uma boa maneira.

Portanto, alguém que ouve e entende isso, e faz parte deste caminho de alguma forma, tem que tentar impedir as aflições. Se elas ocorrem, nós devemos compreender que nós as causamos por nossa negligência.

Claro, ódio e uma variedade de outras emoções emergem após tal calamidade, mas tudo é feito pela Luz Superior que se revela no mundo, e nós conectamos os dois. Nós somos aqueles que não permitem que a Luz Superior opere neste mundo como deveria, e então é tudo culpa nossa.

Assim, vamos odiar a nós mesmos e nossos egos, o mal em nós que não nos permite agir como deveríamos. Nós temos que lamentar o que fizemos e nos corrigir e, assim, corrigir o estado geral.

As catástrofes são apenas uma indicação de quão longe estamos atrás do ritmo da evolução do mundo, que está constantemente se desenvolvendo egoisticamente, ou seja, para o mal. Se não conectarmos a boa evolução a este processo e não abrirmos caminho para a Luz que Reforma, então é claro que nós trazemos estados ainda piores.

Não deveríamos contar com o exército ou com uma solução militar. É só a Luz que nós devemos deixar entrar, e ela vai fazer tudo o que precisa ser feito. Só então seremos capazes de nos unir com nossos vizinhos que nos odeiam tanto hoje. Só nós podemos transformá-los em amigos leais. Está tudo em nossas mãos.

Nós não devemos focar em respostas militares fortes. Deixem os comandantes militares fazerem seu trabalho, mas em geral é o caminho do sofrimento e não o caminho do “eu devo apressá-lo”.

O ponto é que tudo depende de nós, não dos outros. Nós devemos nos dedicar tanto quanto possível, afinal de contas, há um “campo abençoado pelo Senhor” diante de nós esperando para ser arado. Nós temos que calcular os aspectos que ainda somos incapazes de corrigir que levam a desastres.

Primeiro eu olho para o que está em meu poder fazer; o que tenho que fazer, sem criticar ninguém. Se trabalharmos seriamente na conexão entre nós, e com isso permitir que a Luz revele a sua ação, podemos pelo menos corrigir a nação Israelita e evitar essas catástrofes.

Corrigir o mundo é uma coisa muito mais complicada, mas podemos começar a entender como abordar as próximas etapas deste processo.

Portanto, deixe a Luz ser revelada onde você, especificamente você, pode abrir o caminho para isso. Então você vai ver o que vem a seguir. A Luz vai fazer o seu trabalho e você vai entender como continuar a correção e como estimular círculos adicionais.

O mundo não devia contar com os golpes ou com qualquer outra pessoa. Nós temos um grupo que é grande e forte o suficiente, mas ele não faz tudo o que pode fazer.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 03/07/14, Lição sobre o tema “Unidade do Povo”