Conectem-se E Vocês Terão Êxito

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, Shamati # 144 “Há certo Povo”:  Hamã disse que, em sua opinião, nós teremos êxito em destruir os judeus porque eles estão separados uns dos outros; por isso, a nossa força contra eles certamente prevalecerá, uma vez que provoca a separação entre o homem e Deus. E o Criador não irá ajudá-los de forma alguma, uma vez que eles estão separados de Deus. É por isso que Mordecai foi corrigir essa falha, como é explicado no verso, “os judeus se reuniram”, etc., “para se reunir, e apoiar a sua vida”. Isso significa que eles mesmos haviam se salvado ao se unir.

Quando os judeus na Pérsia estavam sob a ameaça de destruição, eles não foram ao rei para reclamar de Hamã e não tentaram provar que ele estava errado. Os judeus não foram ao público, quer a fim de disseminar e provar-lhes que eles são justos.

Em vez disso, eles se uniram e, assim, se salvaram. Embora sua força física não fosse grande, o poder espiritual de sua conexão era imenso. Na verdade, é a unidade, tornar-se um, que leva à vitória, realiza a disseminação, e faz tudo o necessário.

Acontece que a nossa disseminação é necessária primeiro entre o povo judeu. “Coenctem-se”, disse rainha Ester para o seu povo “e assim vamos ter êxito”.

Baal HaSulam, “Introdução ao Livro do Zohar“, Item 67:

Quando uma pessoa de Israel aumenta e dignifica a própria interioridade, que é o Israel nessa pessoa, sobre a exterioridade, que são as nações do mundo nela, isto é, quando ela dedica a maior parte de seus esforços para melhorar e exaltar a própria interioridade, para beneficiar a sua alma, e se esforça menos, a mera necessidade, para sustentar as nações do mundo em si, ou seja, as necessidades corporais, como está escrito (Avot , 1), “Torne a sua Torá permanente e seu trabalho temporário”, ao fazer isso, a pessoa faz com que os filhos de Israel subam na interioridade e também na exterioridade do mundo, e as nações do mundo, que são a exterioridade, reconhecem o valor dos filhos de Israel.

E se, Deus me livre, é o contrário, e um indivíduo de Israel aumenta e valoriza a própria exterioridade, que são as nações do mundo em si, mais do que o Israel interior nele, como está escrito (Deuteronômio 28), “O estrangeiro que está no meio de ti”, ou seja, a exterioridade nessa pessoa se eleva e sobe, e você mesmo, a interioridade, o Israel em você, cai. Com essas ações, a pessoa faz com que a exterioridade do mundo em geral – as nações do mundo – subam cada vez mais alto e superem Israel, degradando-os ao chão, e os filhos de Israel, a interioridade do mundo, a cair profundamente.

A forma como as forças são organizadas deriva da imagem da realidade, e por isso, nós devemos entender que tudo depende de nós. Primeiro nós temos que nos preocupar com a conexão e união entre o grupo mundial do Bnei Baruch como a parte interna de Israel. Depois nós temos que nos preocupar com o Israel externo e fazer tudo que está em nosso poder para unir o povo judeu.

Só então nós evocamos a correção do mundo, só se corrigirmos nossa unidade e não o mundo. É nisso que nós devemos participar e essa deve ser a nossa disseminação.

Assim, nós podemos levar ao mundo inteiro a mensagem de conexão de acordo com o método da sabedoria da Cabalá, mas visto que ela também nos ajuda a conectar, com isso nós corrigimos o mundo. O mundo é corrigido pela nossa conexão. Nós disseminamos nossa mensagem ao público, somos incorporados na humanidade, e isso ajuda a conexão interna entre nós, a qual realmente corrige o mundo.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 10/07/14, Escritos do Baal HaSulam