Compromisso Com O Caminho Espiritual

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como nós devemos considerar a posição de uma pessoa que pensa que, mesmo se ela não atingir o nível espiritual, pelo menos está avançando em direção a ele?

Resposta: Isso também é louvável. Cada pessoa pode mostrar sinais de fraqueza, “eu provavelmente não tenho a força. Parece que é não para mim, mas para pessoas de temperamento forte”. Mas, no final, todos entendem que não há nenhuma pessoa mais fraca do que ela mesma e não há pessoa sem mais bem sucedida do que ela.

Pergunta: O que você sentiu quando tinha apenas começado seu caminho espiritual, e quando progrediu ao longo do caminho?

Resposta: Quando eu comecei, eu estava absolutamente certo que iria destruir tudo em pedaços e atingir o objetivo! Então, houve breves períodos, mas muitos, quando senti total desespero.

Eu me lembro indo com meu professor para Tiberíades. Ele dormia à noite, enquanto eu me sentava na varanda todas as noites olhando para o lago, ouvindo os grilos e fumando pacotes inteiros de maços de cigarros. Eu sentia que era incapaz de alguma coisa e que não seria nada.

Estes são estados terríveis — total fraqueza física, moral e espiritual. No entanto, todo mundo passa por isso, mesmo se está com um professor ou um grupo. Você não pode escapar disso. No entanto, cada um de nós deve ter o apoio do grupo. Nós precisamos do grupo. Funciona para mim e eu trabalho por isso, e então podemos ajudar um ao outro.

Pergunta: Você já teve vontade de jogar tudo fora e ir embora?

Resposta: Nunca. Uma vez, quando eu estava no Canadá, fui levado para diferentes lugares e me mostraram lugares onde me foi oferecido uma casa para comprar com um lago particular e uma floresta nas proximidades. Poderia fazê-lo e, como disseram, poderia viver em paz, sem pensar em nada.

No entanto, nem por um momento me passou pela cabeça a ideia de aceitar. Eu entendi que o Criador só estava brincando comigo, e, então, fingi concordar, mas nunca pensei em deixar o caminho espiritual.

Em tais casos, você deve relaxar e esperar, se envolver em um trabalho diário, escrever algo e processar material. Quando eu sinto que não tenho mais força, eu pego um artigo do Baal HaSulam ou do Rabash e começo a editá-lo e reescrevê-lo. É inútil copiá-lo, já que você só vai estragar tudo, mas, ao mesmo tempo, você o digeri internamente. Eu acho que este tipo de trabalho é muito benéfico.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 12/02/14