Além Da Negatividade

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como a pessoa deve trabalhar de forma otimizada com a negatividade que cada pessoa e cada grupo de pessoas reúne?

Resposta: Nós não trabalhamos com a negatividade em nós. Eu não quero saber ou ouvir sobre isso, eu não quero que isso me penetre.

Primeiro de tudo, isso é muito desagradável, e segundo, é chamado de comer a si mesmo, como está escrito: “O tolo cruza as mãos, e come a sua própria carne” (Eclesiastes 4:5). “Olha, eu sou assim! E por que eu fiz isso afinal? No meu passado há coisas como estas! …E, em geral, toda a minha vida…” Então, tudo isso é incorreto, absolutamente errôneo.

Nossa atitude para com a nossa correção deve ser positiva; eu só busco o bem, só o bem!

Isso porque, se eu penso em algo ruim, não estou conectado ao Criador, e não aponto em Sua direção. Se já houver algo errado, isso é sinal de que o Criador é culpado, e, se eu sou ruim, este também é um sinal de que o Criador é culpado, e se houver algo de ruim no futuro, é certo que Ele é o culpado.

Isso significa que eu não tenho que pensar em tudo isso. Eu só preciso me esforçar para me conectar com os outros. Isto é o que eu preciso, e depende de mim!

Todo o resto não depende de mim. Então, por que eu preciso pensar nisso? Todo o resto será totalmente ideal se eu concentrar minha atenção constantemente na conexão máxima e ideal com os outros num círculo, porque o círculo é a imagem do Criador.

Pergunta: Será que a negatividade pertence apenas a uma pessoa ou pode pertencer a um grupo de pessoas?

Resposta: Sem dúvida, um grupo tem seu ego comum, e nós precisamos superá-lo. Nós nos agarramos apenas nos pensamentos positivos. Não criticamos a nós mesmos ou aos outros de forma alguma. Nós tentamos superar nosso ego o tempo todo e conectar lá.

Assim, em princípio, uma pessoa não pode estar em tal estado onde ela não está em excitação e euforia, onde sente emoções negativas, e, se ela tem estados como estes, isto significa que ela não está em contato com os outros e, especialmente, com o Criador.

Do Acampamento Internacional de Verão na Bulgária “Dia Um” 11/07/14, Lição 1