Ai Daquele Que Pede Para Si Mesmo

Dr. Michael LaitmanPrimeiro, apenas um vaso foi criado que foi quebrado em várias partes, e nós somos essas partes. Os fragmentos que devem ser recolhidos em primeiro lugar e depois ajudar a todas as outras partes a se reunir são chamados de Israel, Yashar El (direto ao Criador).

Baal HaSulam nos fala sobre isso de uma forma muito interna, emocional, em seu artigo, “Não é o Momento para Reunir o Rebanho”, em Um Fruto Do Sábio (Pri Hacham): No Livro do Zohar há uma parábola sobre dois indivíduos que estão flutuando num barco, (uma vez que toda a humanidade está num barco), e um deles faz um furo abaixo dele. Seu amigo o repreendeu: “Por que você está furando”, e o tolo respondeu: “O que lhe interessa? Afinal de contas, eu estou furando abaixo de mim”, como se ele não fosse parte dos outros e só estivesse prejudicando a si mesmo. Como ele pode entender que ele depende de todos e que todos dependem dele, se ele não sente isso?

Todas as partes da criação: a natureza inanimada, vegetal e animal, estão conectadas entre si e sustentam essa conexão instintivamente, quer através do apoio mútuo ou devorando-se. As formas se conectam ao não fazer diferença, mas há harmonia entre elas e comunicação correta e natural. No entanto, entre Israel não é assim, e nem entre o resto da humanidade. Nós não entendemos isso no momento, e parece que todo mundo está fazendo um furo abaixo apenas de si mesmo. Mas, na verdade, uma pessoa pode destruir toda a bondade em geral, e até mesmo por causa de uma pessoa, toda a humanidade pode descer cada vez mais.

Em todas as gerações, nós sentimos que estamos cada vez mais divididos e separados porque o nosso ego cresce. Nós não nos importamos com os outros e estamos mesmo orgulhosos de sermos individualistas, como somos especiais e como desconsideramos os outros. Por isso, é claro, trazemos a deterioração geral.

Este é o segredo da oração na sociedade: o indivíduo não pode ser diferente, mas, na verdade, sempre se sente como parte do geral, como parte inseparável das engrenagens desta máquina, e é impossível pedir a si mesmo, mesmo que isso seja a partir de um desejo de agradar o Criador, a menos que seja para o geral.

Ao pedir para ser capaz de doar ao Criador por si mesmo, ele provoca a corrupção de si mesmo e de todos os outros. É impossível para o indivíduo elevar uma oração, um pedido, uma deficiência, mesmo que seja para agradar o Criador, uma vez que é um apelo errado, que não é apenas fútil, mas, na verdade, corrompe toda a estrutura do vaso geral.

Isso significa que é impossível pedir para agradar o Criador antes de pedir que você seja capaz de agradar o geral. É somente quando você está incorporado em todos e nos desejos do geral que você pode elevar uma deficiência e pedir.

Isto porque aquele que se separa da sociedade e pede para si individualmente não constrói, mas, na verdade, provoca a destruição de sua alma. Uma pessoa realmente quer a correção e doar a todos, mas ela pede para si mesma individualmente. Ela não pede para si mesma em contraste com os outros, mas, na verdade, quer ajudar os outros e atendê-los. No entanto, visto que ela sente que é um indivíduo e não parte do geral, fundindo-se entre eles, a sua oração não é válida e é até mesmo prejudicial para a sua alma.

É somente por incorporação completa na sociedade, quando não há nenhuma diferença entre ela e o coletivo, que ela pode elevar uma oração ao Criador. É claro, já que a Luz Superior que preenche o geral é o Criador, e por isso você não pode estar em contato com Ele se não está incorporado na sociedade, desaparecendo dentro dela.

Isso porque aquele que é orgulhoso, diz o Criador, não pode habitar Comigo no mesmo lugar. Por que se orgulhar, porque você não pode ser uma exceção sem estar revestido de orgulho. O Criador diz que quem tem orgulho não pode habitar com Ele no mesmo lugar, e ai de quem provoca a destruição de sua alma.

Se você é diferente dos outros de alguma forma, você já está num estado de destruição, e, se você elevar uma oração ao Criador a partir do estado em que você é diferente dos outros, embora você queira estar incorporado em todos, você trazer destruição por isso. Todos os pedidos só podem ser por incorporação. Mesmo se eu perguntar: “Ajude-me a ser incorporado em todos”, é também orgulho e uma oração do indivíduo. Nós podemos orar ao Criador apenas pela sociedade, onde quer que estamos e em qualquer estado em que estamos.

Além disso, durante o trabalho, quando uma pessoa ora individualmente, ela se separa do geral com relutância e destrói a sua alma. Portanto, nenhum indivíduo dos filhos de Israel deve despertar e exigir nada para si mesmo, na medida em que cada indivíduo não tem nada, uma vez que não devem se sentir como indivíduos. Os “filhos de Israel” é a sociedade em que ninguém sente a si mesmo, mas apenas o geral como um todo.

Portanto, há a oração de muitos, a oração do público, uma vez que existe apenas uma alma, e não há eu ou outros, e este é o seu poder para sair do Egito com mão forte, quando todo mundo se sente como um só pedindo para sair.

Cada pessoa deve reunir todo o seu poder na sociedade de Israel como um todo, em todos os apelos ao Criador, na oração e no trabalho, e deve se incluir na raiz de Israel, e então todos os rebanhos beberão do poço, de uma única fonte, uma vez que a pessoa recebe do Um. Isso ocorre porque o limite anterior que estava no sentimento do indivíduo será removido de todas as almas de Israel, tanto abaixo como acima dele, tanto na purificação e na obtenção de Aviut (espessura), e o geral da santidade irá se expandir muito, mesmo a partes que antes não pertenciam a Israel e que agora estão conectadas a sua unidade. Isso ocorre porque a Luz será revelada do Chazeh (peito) para baixo, onde antes havia vasos de recepção que não podiam se conectar em um, em doação, que é o atributo dos vasos do Chazeh (peito) para cima. Isto é porque esta é a natureza da Luz geral que habita no indivíduo que está anulado em relação ao indivíduo e não sente a si mesmo. Isto significa que ele está incorporado no Israel geral e deixa de sentir a sua individualidade.

Portanto, não há nada que possamos realizar, exceto aprender e ensinar os outros a alcançar o conceito de Israel. Este é o estado que o ser criado deve atingir, a fim de se aproximar da adesão com o Criador, da meta da criação.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 10/07/14