Aguarde Até Que A “Criança” Cresça

Dr. Michael LaitmanPergunta: Se eu entro num grupo como um novo aluno e começo a criticá-lo, eu só só posso descobrir isso mais tarde?

Resposta: Se um novo aluno entra num grupo, é necessário tolerá-lo até que ele se adapte, se acostume, e entenda que as pessoas que estão estudando aqui não são mais burras do que ele, que existe todo um sistema que ele deve entender um pouco em primeiro lugar e se familiarizar antes de se envolver em críticas.

Você não pode chegar pensando que você supostamente conhece e entende tudo, e que nós devemos fazer tudo de forma diferente. Primeiro, é preciso entender o que eles estão aprendendo aqui e não tentar mudar tudo imediatamente de acordo com a forma como você faria, como um egoísta regular se comporta. É certo que existem problemas com a absorção de novos alunos num grupo, mas para isso, nós criamos um centro de educação e aulas para iniciantes.

Pergunta: Se eu critico um amigo, eu estou separado da conexão correta. E, do contrário, se eu o admiro, eu aparentemente estou me aproximando da conexão correta. É assim?

Resposta: É verdade, mas isso é em relação a uma pessoa que já está no grupo.

Mas e se ela só se juntou ao grupo? E se ela o critica? Ela não entende nada. Nós temos que aceitar isso e esperar até que ela absorva e entenda o método; não há mais nada a fazer.

É como se fosse com uma criança pequena: ela está autorizada a fazer tudo até que cresça. Ela pode quebrar alguma coisa, se sujar ou esmagar alguma coisa. É também o que acontece com os iniciantes num grupo; é necessário esperar até que eles cresçam e entendam que há a psicologia junguiana e há a sabedoria da Cabalá.

Do Acampamento Internacional de Verão na Bulgária “Dia Dois” 12/07/14, Lição 4