A Sabedoria Não Requer Valor

Pergunta: É dito que uma pessoa que tem hanseníase (lepra) tem que ser levada ao sacerdote. Ela não vai ao sacerdote por si mesma, mas é levada a ele.

Resposta: Uma pessoa que tem hanseníase nunca vai chegar ao nível do próprio sacerdote. Ela está tão profundamente imersa em seu ego, cozinhando nele, que o despertar para isso é tolhido nela. Ela se torna alimento para o seu próprio ego, consumindo, assim, a pele do seu corpo.

Comentário: Eu ouvi dizer que as pessoas com hanseníase não sentem que estão doentes; elas inclusive têm orgulho disso.

Resposta: Todas as infecções humanas contagiosas fazem as pessoas se sentirem orgulhosas de alguma forma, já que o ego quer compensar a si mesmo. A pessoa quer mostrar que é especial de alguma forma em todos os níveis. Este tipo de compensação decorre de derrotismo interno.

Isso é revelado tão fortemente numa pessoa que transforma uma deficiência em valor. As pessoas têm paradas de orgulho e outras atividades, validando isso aos seus próprios olhos.

Uma pessoa normal que é mais ou menos equilibrada internamente não precisa provar nada para si mesma. A sabedoria habita em silêncio numa pessoa que está focada na realização espiritual e não tem necessidade de qualquer tumulto ou confusão.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 12/02/14

Material relacionado:
A Velhice É Vestimenta Para A Sabedoria

 

Comente