A Recompensa É Doar

Dr. Michael LaitmanPergunta: Uma atriz muito famosa pediu uma explicação do significado de conexão para que não se torne uma “coleção de palhaços”. Ela e a família inteira assistem o Canal 66, mas este conceito ainda não está claro para eles.

Resposta: O “povo de Israel” é a primeira parte da humanidade a receber uma necessidade adicional e não está disposto a viver apenas a serviço do seu ego no nível físico, bestial, terrestre. Em “Israel” há uma centelha adicional que o conecta com o Criador, com a origem da Luz. Portanto, ele não pode estar satisfeito com a vida física no plano terrestre; ele deve se conectar com a fonte superior.

Para atingir a realização espiritual, a conexão com a fonte superior, nós somos obrigados a estar conectados entre nós, isto é, a conectar nossas centelhas. Assim, nosso trabalho é em dois planos. O trabalho no plano físico é dirigido a satisfazer uma existência razoável, sem excessos, mas também sem privações.

Todos os outros esforços devem ser direcionados à elevação espiritual que depende totalmente da aquisição da necessidade de conexão, não da realização da conexão em si, mas por um desejo por ela. A conexão em si vai chegar mais tarde, graças à Luz Superior.

“Israel” também é dividido em duas partes. Uma parte sente uma atração por alcançar o mundo espiritual e inclui várias pessoas, não só entre as pessoas físicas de Israel, mas também de outras nações. Isto é devido à integração mútua das almas após a destruição do Templo e o exílio que se seguiu.

Por enquanto, estes são desejos egoístas para alcançar o Criador, e esses desejos são vestidos em nosso ego. Portanto, nós queremos alcançar o Criador para poder desfrutar disso, para sermos preenchidos, para senti-Lo, para descobrir Olam HaBa (mundo vindouro), para sobrepor-se à morte.

Mas, depois disso, nós começamos a entender que tudo isto é conseguido com o desejo de doar. Portanto, todas as perguntas que fazemos no começo sobre alcançar o mundo espiritual se tornam inválidas. Assim, a pessoa passa por uma séria crise interna, aguenta descidas e decepções em seu ego.

Isto é porque ela, de repente, percebe que não obtém satisfação egoísta, mas especificamente o oposto; ela deve ter auto realização de forma oposta, na doação. Assim, passo a passo, nós começamos a abordar a verdade, que não é fácil. No final, nós devemos estar prontos a abandonar nosso ego para alcançar o Criador. “Alcançar” não significa capturar ou agarrá-Lo, mas o contrário, sacrificar-se, entregar-se a Ele, dedicar-se ao Criador.

E aqui ficará claro que não está na nossa habilidade fazer isso, porque somos egoístas absolutos. A única coisa que podemos fazer é entender que tal ação é realizada pela Luz que Reforma, que transforma a nossa compreensão, consciência e valores.

Nós começamos a apreciar a doação mais do que a recepção e preferi-la, e assim é como a doação se torna uma recompensa para nós. Nós queremos ser doadores, ser libertados de todo ganho egoísta e nos dedicar ao serviço de todos, e, através deles, ao Criador, a fim de dar contentamento a Ele. Isto é o que é especificamente chamado de conexão.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 03/07/14