A Principal Coisa É Ser Capaz De Mudar

Dr. Michael LaitmanPergunta: É correto continuar exigindo mais dos amigos?

Resposta: Tudo depende de você. Exigir mais de seus amigos é a mesma coisa que exigir mais do Criador, da Luz Superior, a qual influencia o Kli. Pode acontecer que a resposta deles seja contrária às suas expectativas.

Nós precisamos entender que vivemos num mundo que está constantemente se aproximando do fim da correção. Ao “lermos” adequadamente os dados sobre ele, vamos nos sentir mais próximos das Luzes e vamos mudar de acordo com elas. Mas, em vez de mudar “linearmente”, vamos mudar de forma cíclica, na medida em que passamos por cinco graus de HaVaYaH repetidamente.

No entanto, eu não sei exatamente como eu preciso mudar. Mas eu sempre me lembro que o Criador cada vez me dá mais. “O Bom que faz o bem”, “Não há ninguém além Dele”, Ele continua a crescer mais diante de mim.

E o que eu sinto não importa. Eu estou indo na direção certa, quando quero saber onde Ele está a cada momento e O mantenho à vista.

Como resultado, eu vejo que o objetivo de todas as etapas e estados é revelar a doação do Criador diante de mim, para que Ele realmente se torne grande aos meus olhos. Isto é o que vai acontecer se eu for capaz de mudar.

É por isso que o Baal HaSulam começa o Shamati com o artigo “Não há Outro além Dele”. Nós devemos nos dirigir e orientar desta forma: a Luz está sendo revelada cada vez mais, e nós temos que encontrar um meio termo.

Por um lado, “Não há Outro além Dele”, “O Bom quem faz o Bem”, por outro lado, o meu desejo, que é oposto a Ele, e no meio, eu construo a minha atitude para com o Criador, a de para fortalecer essa fórmula dentro de mim.

Neste caso, eu mudo constantemente.

Como? Eu não posso mudar o meu desejo e sensações. Eles vêm naturalmente, e eu não me engano quando se trata deles. Os princípios de “O Bom que faz o Bem”, e “Não há Outro além Dele”, também não podem mudar.

Mas eu posso construir a minha intenção no meio, mudá-la e corrigi-la cada vez, a fim de harmonizar o meu desejo com a grandeza do Criador.

Este “adaptador”, “tampão” entre os dois opostos, é chamado de fé acima da razão; eu avanço por causa dela.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá, 03/12/10, Escritos do Rabash