A Guerra Não É Uma Correção

Dr. Michael LaitmanPergunta: Quando alguém ouve a sirene de alerta de mísseis e corre para o abrigo, o que ele deveria estar pensando naquele momento?

Resposta: Que o Criador está lembrando-o algum tipo de falha, que há algo que ele ainda não corrigiu, que ele deveria ter corrigido. É por isso que é revelado através do sofrimento e não por meio da Torá.

Pergunta: E o que as pessoas que vivem em outras partes do país devem pensar, aquelas que não estão sob fogo? Afinal, elas estão cuidando de suas vidas como se nada estivesse acontecendo, enquanto que no sul esta vida de calmaria acabou. Como eu me conecto com aqueles que estão indo para abrigos ao som de sirenes e explosões?

Resposta: Eu deveria estar fazendo todos os esforços para aproveitar todas as oportunidades para levar o povo a se unir. Enquanto eu estou nele, eu devo estar construindo a intenção para que a situação se acalme, para que todos nós possamos avançar em direção ao propósito da criação sobre esse segmento da rota, seguindo o caminho da Torá e não pelo sofrimento.

Assim, a cada dia, a cada momento, eu mudo a “chave” para o bom caminho, para ajudar as pessoas no sul ou (um tom acima) para dar satisfação ao Criador. Claro, você deve parar os inimigos com um exército. Nós precisamos de paz agora, e não podemos obtê-la sem usar a força. No entanto, nós devemos estar usando esse meio apenas para termos tempo para a nossa correção.

A guerra não vai corrigir nada. Hoje, o mundo já está ciente de que uma guerra não trará prosperidade. É claro para todos: a força não resolve os problemas. Por isso, nós recorremos a meios militares apenas para impedir uma escalada do conflito e nos dar tempo para fazermos nosso trabalho principal de unificar a nação.