A Árvore Do Universo

Dr. Michael LaitmanToda criatura deve conter os cinco graus de seu desenvolvimento nela, de outra forma a verdadeira criatura, Malchut, o quinto grau, não vai estar lá.

A Luz que opera em todos os pontos da criação deve passar por cinco graus (de cima para baixo), e somente no quinto grau é que constrói a criatura que sente o Criador.

O quinto grau, a criatura, percebe a Luz que a influencia desde a Sefira Keter, o Criador, a doação.

Agora ela começa a se desenvolver (horizontalmente) e constrói o seu próprio grau e também passa por cinco graus.

Nós não somos capazes de distinguir nada até passarmos por todos os cinco estados, porque ela precisa alcançar nossa sensação e compreensão (o coração e a mente).

Possivelmente, eu já estou sentindo isso, mas ainda não o compreendo; isto é, o fenômeno deve me atingir de cima para baixo e eu preciso compreendê-lo na direção oposta, de baixo para cima: o que é isso, de onde vem, e por quê.

Eu não percebo o verdadeiro fenômeno quando não o entendo; é assim que somos feitos; nós precisamos das dez Sefirot completas de compreensão.

Então, eu construo um novo Partzuf a partir de certo ponto, Bina, por exemplo, e este Partzuf também tem cinco partes (eu estou construindo o Partzuf Bina, que sai de Hochma e Keter), e depois outro Partzuf de cinco partes a partir deste, e deste modo a “árvore” cresce, um enorme sistema, onde todas as partes estão conectadas.

E ele se desenvolve em todas as direções, todas as seções, cada vez a partir do estado que se torna Keter na próxima cadeia de cinco estados, que se desenvolvem a partir dele.

Cada parte é construída a partir da anterior para que a criatura queira atingir seu Criador e se tornar como Ele, movendo-se de volta para Ele.

Desta forma a criatura constrói as mesmas partes que o Criador já criou, tomando o exemplo Dele, multiplicando estados e os Partzufim espirituais.

Todos eles podem ser contados como num catálogo, mas na Cabalá eles recebem nomes para seguir a correspondência entre si.

Da Lição 19/10/10, “Beit Shaar Ha Kavanot