Você Não Pode Se Preocupar Consigo Mesmo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como você alcança a fé simples?

Resposta: A fé simples é doação absoluta, Hafetz Hesed, quando eu tento estar livre de todos os meus pensamentos pragmáticos, quando penso nos amigos e no grupo e tento existir apenas para realizar a nossa conexão.

A primeira fase é a realização mínima do nível de garantia mútua no grupo. Nós começamos a entender que diferentes forças estão constantemente operando em nós. Claro, todas vêm diretamente do Criador tentando nos separar e perturbar nossa conexão, para desviar a nossa atenção de pensar na força superior, na conexão, na unidade, no objetivo da criação, e nas nossas obrigações.

Estas forças chegam continuamente em diferentes formas, em diferentes direções, confundindo a gente, e entorpecendo nossos sentidos. Não está em nosso poder resistir a elas, se não houver o espírito certo no grupo que possa nos ajudar a sobreviver. Portanto, como está escrito: “Eles ajudaram cada um a seu amigo”. Esta é a nossa obrigação.

Caso contrário, os dias vão passar e tudo vai mudar, mas a pessoa vai permanecer a mesma. Portanto, cada um deve apoiar os outros e se preocupar com eles, para que eles se preocupem com ele. Uma pessoa não pode se preocupar consigo mesma, uma vez que estas forças operam em cada uma delas, pressiona por todos os lados, tentando arrancá-la dos outros, forçando-a a se preocupar consigo mesma.

No momento em que ela se concentra em si mesma, é muito fácil afastá-la do objetivo da criação. É porque o verdadeiro objetivo da criação está na conexão entre todos. Portanto, as intenções impuras são as Klipot (cascas); não são os pensamentos que separam uma pessoa do Criador. O mundo inteiro está pronto para pensar no Criador, para clamar a Ele, para ir orar em diferentes lugares santos. Uma pessoa não tem nenhum problema com isso.

O objetivo é a unidade, conexão. Enquanto uma pessoa se agarra a ela, ela está bem. No entanto, no momento em que ela rompe com essa forma de conexão, ela não é mais um perigo para as Klipot, e elas as deixam em paz. Ela pode estudar sozinha, adquirir conhecimentos, mas isso não perturba as forças egoístas. Elas lhe permitem observar todas as Mitzvot (mandamentos) com muito cuidado, tudo, exceto a conexão, tudo, exceto o “Ama o teu próximo como a ti mesmo”.

Tudo o resto não as perturba. Pelo contrário, se ela não tem a intenção de avançar em direção ao amor ao próximo, todas as outras ações a puxam na direção oposta.

Assim, quando o ponto no coração desperta numa pessoa, é importante saber como cumprir seu livre arbítrio. O Criador traz a pessoa à boa sorte e lhe diz: “Escolha”! E isso é o que a pessoa deve fazer, ou seja, entender que o cumprimento do Reshimo (reminiscências) é apenas através da conexão.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 15/06/14