Uma Nação De Cabalistas Do Menor Ao Maior

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como nós podemos desenvolver a sensibilidade pelos desejos da comunidade?

Resposta: Quanto mais vocês saírem para o público, mais Kelim (vasos) vocês irão receber deles. Mesmo que vocês sejam duros e insensíveis, e for difícil para vocês trabalharem com as pessoas, vocês vão começar a ser estimulados por eles, apesar de tudo. Porque vocês investem esforços neles, o próprio ego obriga vocês a satisfazê-los.

Isso ocorre porque eles se tornam seus filhos. Vocês investem neles e seus esforços estão lá. Parte de vocês já está com eles depois de cuidar deles. Então vocês vão querer ser integrados com as deficiências deles, para satisfazê-los. A principal coisa é trabalhar o máximo possível na disseminação. Quanto mais rápido nós absorvermos as deficiências do público, mais rapidamente vamos avançar.

De fato, o nível inferior não é realmente inferior para nós, pois, de fato, está escrito: “Porque todos Me conhecerão, do menor ao maior deles” (Jeremias 31:33), especialmente quando trabalhamos com o público em geral na terra de Israel, ou seja, com o desejo de que uma vez era organizado em dez Sefirot.

A nação de Israel atingiu o estado espiritual e foi quebrada. Portanto, nós temos de levar o método de correção a ela. Não basta apenas conectar a nação de Israel a nós. Em vez disso, nós temos que tornar cada um deles um Cabalista com realização espiritual.

Se eles não quiserem subir para um nível assim, então nós também não vamos subir. Nós devemos vê-los como indivíduos que estão conectados a nós no mesmo nível em que nós existimos. E nós vamos ver que eles vão nos alcançar muito rapidamente.

Nós devemos transmitir o método de correção a eles, começando com uma breve explicação seguida de mais e mais. Todo mundo deve ser um mestre do método para que possa explica-lo a si mesmo e aos outros, de modo que eles entendam o pensamento da criação, o objetivo da criação, a missão da nação de Israel e das nações do mundo, a razão para a crise e a maneira de corrigi-la.

Depois disso, eles vão querer saber o que a Torá representa e vão ficar surpreendidos com a descoberta do que está escondido lá. Nós devemos explicar tudo isso, pois, sem isso, a nação de Israel não vai cumprir sua missão. Depois, o mundo inteiro deve fazer a mesma coisa.

Nós precisamos ensinar e educar o mundo todo. Isso significa ser uma luz para as nações. Nós estamos falando de um estado em que cada um vai ter algum tipo de livre escolha, o que não pode acontecer hoje. Caso contrário, a pessoa não tem lugar no Kli (vaso) coletivo. Diz-se: “A minha casa será chamada de casa de oração para todos os povos” (Isaías 56:7), ou seja, que cada pessoa vai sentir uma deficiência por algo superior.

A coisa mais importante para nós é começarmos agora a ensinar a comunidade de forma gradual, em ondas. Nós começamos com uma introdução, seguida de jogos e assim por diante, de forma gradual, de modo que as pessoas comecem a abrir os olhos. Nós temos que educá-las e não apenas trazer-lhes algum tipo de infusão de uma solução nutritiva. Isso não basta para o nível de Adam (homem, ser humano).

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá0 8/06/14