Uma Ação Com Milhares De Anos De Consequências

Dr. Michael LaitmanDo artigo “Introdução ao Livro Panim Meirot uMasbirot” do Baal HaSulam, Item 15: No entanto, nós devemos entender completamente a sublimidade desse homem, feito pelas mãos do Criador. Além disso, sua esposa, a quem o Criador tem administrado mais inteligência do que ele, como eles têm escrito (Nidah 45) na interpretação do verso: “E o Senhor fez a costela. Assim, como é que eles falham e tornam-se como tolos, sem saber ter cuidado com astúcia da serpente?”

O vaso que foi dividido nas nove primeiras Sefirot (Adão) e Malchut (Hava – Eva) traz à tona inúmeras questões. Não está claro como este vaso destinado a receber em prol da doação, se eles careciam do desejo de receber. Como eles poderiam experimentar o fruto da Árvore do Conhecimento?

Antes de mais nada, eles deveriam revelar o seu desejo de receber, investigá-lo, e só então começar a usar. Como poderia toda essa história acontecer? Seu pecado parece vago.

Neste mundo, nós passamos por reencarnações, geração após geração, por milhares de anos para aprender alguma coisa, para reconhecer a nossa insignificância, impotência, limitações, incapacidade de ver o que está à nossa frente, e nossa incapacidade de analisar corretamente o caminho atrás de nós ou entender o presente. Nós somos falhos em absolutamente tudo!

Por quanto tempo nós devemos estudar antes de tomar decisões corretas? Não podemos chegar a esta fase sozinhos; sim, podemos alcançá-la unicamente devido aos Cabalistas que estruturaram nosso processo de aprendizagem e nosso desejo de se juntar a eles e aprender com eles.

Essas condições resultam da aproximação de Adão e Eva do pecado (provar o fruto da Árvore do Conhecimento). Naquele momento no tempo, o pecado foi ativado. Por milhares de anos, nós refletimos sobre o que aconteceu. Nós fazemos isso até que nos corrigimos. Nós devemos aplicar em nós mesmos o dano que já foi revelado em nossas raízes, a fim de esclarecer e consertá-lo.

Nosso enorme trabalho ao longo de muitos milhares de anos é um processo desafiador de realização da verdade que afirma que não há nada que possamos fazer a não ser implorar pela Luz Circundante (Ohr Makif) para nos elevar acima de nossa natureza. É um processo cumulativo que toma enormes quantidades de energia e aflição. Este último destina-se a cobrir e compensar os danos e compensar a falta que não foi suficiente no momento do cálculo.

Eles tinham certeza de que estavam agindo em prol da doação, mas na verdade eles estavam agindo de forma egoísta. Faltava um critério em sua compreensão, e assim suas ações foram cem por cento erradas. É uma diferença invisível que estava escondida deles, aquela que nós gradualmente continuamos revelando até chegarmos à correção final (Gmar Tikkun).

Na verdade, a única coisa que temos que esclarecer é a diferença entre o que entendemos em nosso estado atual em comparação com a forma como o Criador que se refere à mesma coisa a partir do Seu nível. Por isso, nós temos que fazer a transição do “algo a partir do nada” (Yesh mi Ain) para o “algo a partir de algo” (Yesh mi Yesh).

O elemento que foi inicialmente criado, quando “algo a partir de algo” criou “algo a partir do nada”, é exatamente o que nós realmente aprendemos durante todo o processo de desenvolvimento. “Algo a partir do nada” tem que passar por cima do abismo entre a criação e o Criador e fundir-se com Ele.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá25/03/14, Escritos do Baal HaSulam