Um Remendo

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “O Arvut “(Garantia Mútua), Item 18: Portanto, o Taná (Rabi Shimon Bar Yochai) descreveu o Arvut como dois amigos num barco, quando um deles começou a fazer um furo no barco. Isso significa que eles já estão conectados e estão num único vaso, num barco, que já é um nível espiritual de conexão, mas ainda há um problema, um defeito em sua conexão.

“Seu amigo perguntou: ‘Por que você está furando? ’Ele respondeu: ‘Que lhe interessa? Eu estou furando debaixo de mim, não de você’”.

Se ele tivesse entendido e sentido que está num vaso coletivo, tudo teria ficado bem. No entanto, uma vez que ele foi atraído para ele e construiu o barco coletivo com todos, mas agora uma inclinação ao mal adicional foi revelada nele, ele não sente que está num vaso e que está ligado aos outros. Ele pensa que está por si mesmo e não se importa com o que os outros fazem. É como se ele estivesse num dia de folga, livre de todo o negócio da garantia mútua. Isso acontece com todos.

Então, seu amigo respondeu: “Louco! Vamos ambos afogar juntos!” Ele não apenas deixa o grupo, mas também o afoga, uma vez que também está incorporado na conexão.

Disso nós aprendemos que uma vez que esses rebeldes chafurdam no amor próximo, por suas ações eles constroem um muro de ferro que impede os observadores da Torá de até mesmo começar a manter totalmente a Torá e Mitzvot na medida do “Ama teu próximo como a ti mesmo”, que é a escada para alcançar Dvekut (adesão) com Ele.

Uma vez que estamos todos incorporados um no outro e dependemos um do outro, é claro que se alguém sai, ele corrompe toda a estrutura. Não podemos colar um remendo na lateral do barco em vez dele. Afinal, ele está conectado a todos e está incorporado com todos. Portanto, é um grande problema se alguém sai ou mesmo se está temporariamente não conectado ao grupo.

Ele é severamente punido pelos danos que causou a todos os amigos que deixou, por todos e cada um. Deve-se ter muito cuidado com a incorporação geral.

Se você vem para a lição e dorme, isso significa que você não adiciona suas intenções. Esta ainda não é uma transgressão tão grave, e acontece às vezes. No entanto, há transgressões muito mais graves.

Da 5ª parte da Lição Diária de Cabalá02/06/14, Escritos do Baal HaSulam