Todas As Pessoas Num Círculo Infinito

Dr. Michael LaitmanHoje, a massa mais ampla da humanidade tornou-se o Kli (vaso) para revelar a Luz. Isto é o que os tempos exigem. Primeiro foi o período dos patriarcas, depois o dos filhos, e hoje é o período do Messias. Em cada período, a conduta de Cima mudou.

Nosso grupo é um canal de transição primeiro para o povo de Israel e, depois, juntamente com ele, para o mundo todo. Mas, especificamente entre a humanidade mais ampla o propósito da criação, a Ohr Hochma (Luz da Sabedoria), deve ser revelada.

O Criador não é Ohr Hassadim (Luz da Misericórdia). O trabalho sobre a densidade de Shoresh (raiz), Aleph (primeira), Bet (segunda), ainda não é a revelação do Criador às criaturas, mas apenas a correção da criação. Depois disso, é necessário perceber o propósito da criação, para revelar a Ohr Hochma dentro dos Kelim (vasos). Isso só é possível através do Kli externo, as massas. Como se diz: “Se alguém diz que há Hochma entre as nações, acredite nisso” (Echá Rabá 2:13).

Mas, “se alguém diz que não há Torá entre as nações, não acredite nisso”. A Torá é a Luz que Corrige. As nações do mundo não estão prontas para atrair a Luz que Corrige para si mesmas, então elas não podem se curar. Mas se alguém as ajuda a atrair a Luz, elas serão curadas, então as grandes Luzes são reveladas nelas; o Criador é revelado especificamente entre elas.

O povo de Israel merece a revelação do Criador graças às nações do mundo. Quando Israel unir elas a isso e as corrigir, então a Ohr Hochma será revelada nelas. Israel também descobrirá a Ohr Hochma graças a isso, quando transmitir às nações do mundo o que está faltando a elas. Isto é chamado que Israel preenche a Ohr Hassadim que se encontra nele com Ohr Hochma.

Israel pertence aos Kelim de doação e não pode descobrir o Criador em algum nível por si só, sem as nações do mundo. Mas esta não é a Luz que deve ser revelada no período do Messias. Nosso trabalho essencial é nos prepararmos para a correção do mundo. Nisso especificamente, nós devemos ver a nossa missão, a obra do Criador.

O Criador é descoberto na deficiência das pessoas. Quando nós aceitamos a carência do público, a partir disso nós criamos MAN (águas femininas) e o elevamos ao Criador. Então nós recebemos o dobro de Luz em resposta, como está escrito: “O primogênito recebe duas vezes mais” (Baba Batra 124a) e a transmitimos à humanidade. Isto significa que a Ohr Hochma que se revela entre nós é revelada nos Kelim do público que juntamos a nós. Entre o próprio público, essa Luz é revelada em seus principais Kelim.

Enquanto isso, todos os Kelim estão conectados num Kli. Israel traz a adesão com o Criador, e as nações do mundo trazem suas deficiências. Esta é a forma como eles trabalham juntos. As nações do mundo não podem descobrir o Criador sem a ajuda de Israel, e Israel não pode alcançar esta descoberta sem as nações do mundo.

Para isso é necessária a criação de círculos, muitos círculos, até que, finalmente, eles se conectam num círculo infinito. Este é um trabalho recíproco. Por isso se diz que as nações do mundo elevarão Israel à altura do terceiro Beit HaMikdash (Templo).  Israel não está preparado para subir a uma altura como esta por si só. O terceiro Beit HaMikdash é a descoberta de Ohr Hochma dentro de Ohr Hassadim num grau completo, quando: “Todos Me conhecerão, do menor ao maior deles” (Jeremias 31:33).

Algo assim só é possível graças aos grandes Kelim das nações do mundo. Mas Israel deve realizar este trabalho.

Da 2 ª parte da Lição Diária de Cabalá 12/6/14, Escritos do Baal HaSulam