Tecnologia Da Tomada de Decisão

Dr. Michael LaitmanOpinião (Vasily Klucharev, PhD, decano da Faculdade de Psicologia da Escola Superior de Economia, Moscou): “Nós tomamos decisão apenas para ativar (satisfazer) os neurônios de áreas do cérebro associadas com a obtenção de prazer.

“Os biólogos descobriram que o prazer e o desejo de obtê-lo estão conectados com as estruturas do cérebro ricas em dopamina, os centros de prazer no cérebro.

“Os cientistas implantaram eletrodos nestas áreas do cérebro de ratos e descobriram que ao pressionar um pedal, o animal foi envolvido em auto-estimulação por horas. O rato rejeitou comida e estimulou infinitamente seu cérebro – e morreu de exaustão. Comportamento semelhante foi observado em humanos.

“Na vida comum, nós ativamos estruturas do cérebro ricas em dopamina, visitando restaurantes, ganhando dinheiro, se apaixonando.

“Nossos sentidos enviam informações para os neurônios do cérebro que são ativados em proporção ao prazer esperado e tomam a decisão de comprar ou não comprar este produto – isto é, como comandar as áreas motoras do cérebro que acionam os nossos músculos.

“As pessoas ao nosso redor influenciam a nossa opinião, causando uma mudança na atividade do centro do prazer. Se nossa opinião corresponde à opinião dos outros, ela ativa o centro, e se não corresponde, ela inibe a sua atividade. Parece que nós gostamos de ter uma opinião compartilhada, e eu não gosto de ser diferente.

“Acontece que o grupo com o qual nos identificamos regula o funcionamento dos nossos centros de prazer, muda nossa opinião, apoiando a semelhança dos nossos pontos de vista com a norma social e suprimindo o desacordo.

“Nós pensamos que entendemos por que tomamos decisões, mas, na realidade, não temos conhecimento das causas reais do nosso comportamento. Não podemos adivinhar os motivos de nossa conduta, permanecendo sob a ilusão de que podemos controlar nosso comportamento. Portanto, é difícil para nós aceitar a ideia de que nossas ações são apenas um meio de ativação dos neurônios de grupo do cérebro”.

Meu Comentário: Por trás do centro fisiológico do prazer, há a raiz espiritual, que determina todas as nossas ações. No geral, chegamos à Cabalá através da ciência.