Separação E Conexão

Dr. Michael LaitmanMoisés Weissman, “O Midrash Diz”, Capítulo “Shemini“:  “Moisés disse ao seu irmão Aarão: “Quando fui nomeado Sumo Sacerdote interino durante sete dias da consagração, eu alimentava a secreta esperança de que eu vou ter a possibilidade de perpetuar esta posição para mim para sempre.

Mas como eu primeiro recusei atender a solicitação do Todo-Poderoso para tirar os judeus do Egito, eu não estou autorizado a ser o Sumo Sacerdote. E por isso este posto é transferido a você, Aarão.

Meu irmão, como eu posso fazer isso a você? – alegou Aarão. – Como posso ser um Sumo Sacerdote depois que você teve tanto esforço na construção do Tabernáculo?

Moisés respondeu: Quando você soube que o Criador havia me escolhido para liderar o povo judeu você se alegrou; então eu também estou feliz que você vai exercer a função de Sumo Sacerdote”.

Se considerássemos essa conversa de um ponto de vista psicológico, nós provavelmente pensaríamos que esta passagem é sobre um diálogo entre duas pessoas diferentes. Na verdade, esta conversa ocorre dentro de uma pessoa, uma vez que Moisés e Aarão simbolizam duas qualidades opostas em um homem.

Aarão representa a parte esquerda, e Moisés a linha direita. Por natureza, eles são incompatíveis. É por isso que eles trabalham separadamente.

Mesmo que eles sejam irmãos e estejam unidos, há sempre uma lacuna e uma conexão entre irmãos. Esta passagem nos mostra como usar ambas as propriedades para criar um impacto positivo em todos ao seu redor.

Moisés é uma propriedade de doação e amor; ele simboliza a proximidade com Abraão. Aarão denota uma tensão interna, uma qualidade ruim que, naturalmente, supera-se e trabalha para o Criador. Ambas as propriedades são destinadas a reforçar uma a outra.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 18/12/13