Roubando A Semente De Gergelim Da Escala De Mérito

Baal HaSulam, “O Arvut “(Garantia Mútua), item 22: E aquele que comete um pecado, o que significa que não pode vencer e conquistar seu imundo amor próprio, e, portanto, rouba ou faz algo do tipo, sentencia a si mesmo e ao mundo inteiro à escala (balança) do pecado. Isto porque com a revelação da imundície do amor próprio, a natureza humilde da Criação é reforçada. Assim, ele subtrai certa quantidade da sentença à escala final de mérito. Isto é semelhante a uma pessoa retirando da escala a única semente de gergelim que seu amigo tinha colocado lá.

Assim, nessa medida, ela eleva ligeiramente a escala do pecado. Acontece que ela regride o mundo.

Pergunta: Como eu posso retardar o mundo inteiro e causar-lhe mal se não estou ainda na espiritualidade?

Resposta: Não faz diferença se você sabe disso ou não. Você ainda é parte do sistema.

Nós sabemos que cerca de 130 milhões de bebês nascerão este ano, e como adultos nós sabemos que temos que construir fábricas que fabriquem alimentos para bebês, fraldas, etc., para esses bebês.

Os bebês não entendem e não sabem tudo o que é feito por eles, mas nós ainda os levamos em conta, apesar de sua falta de compreensão. O sistema funciona e leva em conta os que pertencem a ele. No momento, eles não participam ativamente nele, mas vão crescer e participar dele mais tarde.

Nós também estamos no sistema como bebês. O sistema funciona para nós, e nós o influenciamos como os bebês influenciam o mundo. Este mundo gira em torno deles e lhes dá tudo o que eles precisam para crescer.

Se você não percebe que é parte do sistema, isso não significa que você não está conectado a ele. Você ainda o afeta muito. Se você estivesse conectado a este sistema, não como um ser humano, mas como um animal, você receberia e executaria ordens instintivamente, sem nunca cometer qualquer erro. Um animal nunca está errado, uma vez que é totalmente gerido de Cima pelo sistema.

Então, não haveria nenhum problema com você. Você estaria totalmente conectado ao sistema, não tendo qualquer liberdade: nem em suas mãos, seus pés ou sua cabeça. Você seria gerido totalmente de Cima e não existiria como uma entidade.

No entanto, se você nasce com alguma liberdade interna que você deve cumprir com o seu livre arbítrio, você precisa de instrução e orientação. Isto se refere apenas à parte que é chamada de Adão (ser humano).

Pergunta: Mas como eu posso inclinar o mundo à escala do pecado e roubar uma semente de gergelim, se não estou no mundo espiritual?

Resposta: Você está no sistema, e chegou sua hora de participar de forma consciente. Até agora, você participou nele como um animal ativado por impulsos que o sistema evocava em você.

No entanto, agora você não é completamente ativado, porque também ativa o sistema por si mesmo até certo ponto. Assim, você recebe instruções sobre o que fazer e como fazê-lo.

Se você quer isso, se você recebe, anseia e se esforça, você aprende essas instruções e tentar tornar-se uma parte benéfica do sistema. Se você não fizer isso, você se torna a parte prejudicial, que deprecia.

Da 5ª parte da Lição Diária de Cabalá 13/06/14, Escritos do Baal HaSulam