Quem Precisa Mais De Quem?

Dr. Michael LaitmanA Torá, “Levítico” (Shemini), 9:22-09:24: Depois Aarão levantou as suas mãos ao povo e o abençoou. Então desceu, havendo feito a expiação do pecado, e o holocausto, e a oferta de paz.

Então entraram Moisés e Aarão na tenda da congregação. Depois eles saíram e abençoaram o povo; e a glória do Senhor apareceu a todo o povo. Porque o fogo saiu de diante do Senhor, e consumiu o holocausto e a gordura sobre o altar; o que vendo todo o povo, jubilaram e caíram sobre as suas faces.

No mundo espiritual, tudo é construído na forma de uma pirâmide. O povo são os desejos mais numerosos, mas os mais fracos, e os inferiores são corrigidos pelos desejos superiores. Ambos são desejos egoístas, mas a sua correção é realizada simultaneamente na conexão entre eles. Assim, o atributo de amor e doação é revelado gradualmente, uma vez que é transmitido dos desejos superiores para os inferiores por sua ajuda mútua.

Aqui o sistema mútuo da Luz Direta e da Luz de Retorno opera. Ele não é descontínuo, mas analógico, e por isso não funciona em fases, mas simultaneamente do início até o fim. É impossível que algo esteja no início e outra coisa esteja no final, porque o sistema opera simultaneamente de cima para baixo e de baixo para cima.

Este é o princípio do mundo espiritual. No nosso mundo também há esses sistemas analógicos. O inferior e o superior dependem um do outro e se complementam, e a menos que isso se espalhe de cima para baixo e de baixo para cima, não vai haver uma revelação completa do Criador.

O surgimento do Criador à nação é a revelação do atributo de amor e doação, e isso tem que ser revelado não só nos níveis superiores, mas também nos níveis inferiores. No final, a sensação do Criador, Sua realização, tem que ser sentida em todos na forma completa. Quando Ele é revelado, as diferenças entre todos desaparecem completamente.

O Criador é revelado a todos: a Aarão, a Moisés e ao povo. Em geral, não faz diferença qual nível cada um está. Todo mundo se torna igual em poder e é preenchido da mesma forma.

O inferior serve ao superior, o superior serve ao inferior, e ambos servem ao Criador. O Criador serve cada um deles e todos eles juntos. O resultado é um sistema global integral fechado, em que todos estão totalmente conectados. O Criador está conectado aos outros, não menos do que eles estão conectados a Ele, como uma mãe a seus filhos. Só não está claro quem precisa mais de quem. No final, verifica-se que todo mundo precisa de todo mundo.

Tal convenção completa é atingida em novos atributos altruístas, que são resultado da purificação e da correta preparação da oferta, o que significa de mim mesmo. Quando nós oferecemos a nós mesmos, o que significa que nos aproximamos dos atributos do Criador, Ele é revelado em nós. Além disso, Ele é revelado a todos igualmente.

Todo mundo começa a entender que trabalhar para si, para os outros e para o Criador é a mesma coisa. Qualquer sentido do ser criado diferente em qualquer forma desaparece. Tudo é revelado como um mundo de Ein Sof (Infinito), como a adesão completa.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 18/12/13