Pagamento Pela Revelação

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, Shamati # 199, “Para Todo Homem em Israel”: Todo homem de Israel tem um ponto no coração interno, que é considerado fé simples. Esta é a herança de nossos pais, que estavam no Monte Sinai. No entanto, ele é coberto por muitas Klipot (cascas), que são todos os tipos de vestimentas de Lo Lishma (não em Seu Nome), e as cascas devem ser removidas. Então, sua base será chamada de “fé”, sem qualquer tipo de apoio e ajuda externa.

Se uma pessoa tem uma inclinação pela força superior, é porque ela tem um gene espiritual, um Reshimo (reminiscência), que é chamado de “um ponto no coração interno”. Este ponto desperta e atrai a pessoa à fonte de Luz, e a pessoa, portanto, é chamada de Yashar-El (direto ao Criador).

Ela recebe a chance de Cima para atingir a raiz de sua alma. Isso é feito quando ela remove as Klipot, ou seja, as vestimentas que cobrem esta Reshimo.

Este Reshimo é quebrado, o que significa que, no passado, não era apenas um Reshimo, mas uma conexão com todas as outras partes da Malchut geral. No entanto, agora, a força de separação reside entre elas, e com o fim de alcançar a força superior, a pessoa deve primeiro atingir a força de separação. Nosso esforço é realmente o pagamento para a revelação.

Estas Klipot ficam cada vez mais espessas e aumentam a força de separação que age no interior de uma pessoa. Na medida em que ela remove as Klipot e consegue se conectar com os outros, ela se torna um vaso para a força superior.

O trabalho de remoção das Klipot que interferem na tentativa de aderir às outras partes do vaso é chamado de trabalho de Deus, uma vez que é feito com a ajuda de Cima, quando a pessoa se torna parceira da força superior e, assim, começa a conhecê-la, fica mais perto dela, até que atinge a adesão.

Este é o trabalho no qual devemos nos engajar, uma vez que é somente assim que nós cumprimos o Reshimo que é invocado em nós. No momento em que o Reshimo é invocado, isso é conhecido como o momento em que o Criador coloca a mão de uma pessoa na boa sorte, e ela deve se certificar de que este Reshimo não desaparece, não é coberto, mas é cumprido.

Se ela não fizer esforços suficientes para cumprir o Reshimo, o Reshimo desaparece e chega de uma maneira diferente num momento diferente, talvez nem mesmo nesta vida, já que a pessoa não consegue lidar com as condições externas e, portanto, receberá o Reshimo sob diferentes condições, até que ela o cumpre.

Como está escrito: “Todo homem de Israel tem um ponto no coração interno, que é considerado fé simples”. Fé simples é quando a pessoa limpa seu Reshimo espiritual de todas as vestimentas corporais, da intenção a fim de receber, até que apenas este ponto simples permanece, e “Esta é uma herança de nossos pais”, dos níveis mais elevados, “que estavam no Monte Sinai”, e conseguiram superar o ódio que os separava.

No entanto, se diz que o ponto “é coberto por muitas Klipot (cascas)”, o que significa as forças que são contra a conexão, “que são todos os tipos de vestimentas de Lo Lishma (não em Seu Nome), e as cascas devem ser removidas”. Então, a sua base será chamada de “fé” sozinha, que não exige nada para si mesma e está pronta para trabalhar para os outros, “sem qualquer apoio e ajuda externa”, o que significa que não precisa de nada para si mesma e está pronta para trabalhar somente para o bem da sociedade.

Na medida em que a pessoa adquire uma fé simples, ela tem o poder de se conectar aos outros e levar todos para o nível de fé. Essa é, na verdade, a correção do vaso. Há a fé que é o nível de Bina, e há a fé completa, que é o próximo nível, quando Hochma está vestida em Bina.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 15/06/14