O Sequestro Dos Meninos É Como Uma Faca No Coração

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como nós devemos começar a corrigir a situação? O evento que é mais preocupante nos dias de hoje é o sequestro dos meninos (em Israel). O que devemos fazer?

Resposta: Os meninos foram sequestrados porque nós não temos percebido o nosso papel e não temos nos conectado como um povo. Agora, após estes trágicos acontecimentos, as pessoas começaram a se conectar.

Mas elas estão se conectando por causa dos problemas e não porque querem chegar à doação mútua. Esta não é a conexão correta.

Baal HaSulam escreveu no jornal A Nação que Israel se conecta sob a pressão de fatores externos, como nozes num saco. Compreensivelmente, isso também ajuda, mas não muito.

Enquanto nós não começarmos a odiar o nosso egoísmo mais do que qualquer outra coisa no mundo, a correção não começará. Dirijam todo o seu ódio pelos sequestradores para o seu ego; isso vai ajudar. A solução está apenas no fato de que não temos nada a odiar além dos nossos egos. Nós devemos ensinar isso a todas as pessoas. Não temos escolha, pois esta é a única coisa que vai realmente nos ajudar. O método foi dado a nós para isso.

Todas as pessoas estão agora enfurecidas contra os terroristas, culpando os pobres meninos que pegaram carona. Mas está escrito: “Eu vou colocar sobre vocês um rei como Hamã, e contra a sua vontade vocês retornarão ao bem” (Sanhedrin 97b). Isto é o que é feito através dos terroristas. Existe alguma coisa que eles possam fazer por sua própria vontade e não pela vontade do Criador?

Rabash contava uma história sobre como um professor golpeava um estudante que se comportava mal, e o estudante tinha que beijar a vara. Desta forma, o aluno reconheceu que o problema não era com a vara, mas que tudo se encontrava nas mãos do Criador. Se você amaldiçoa os terroristas, é como se você estivesse xingando o Criador, já que, de fato, todos os meios se encontram com Ele.

Nós nos prejudicamos com isso ainda mais, uma vez que é proibido para nós odiar as pessoas que trazem problemas até nós, uma vez que elas estão realmente fazendo a vontade do Criador. Nós devemos direcionar todo esse ódio a nós mesmos, ao nosso egoísmo.

Como está escrito: “Nem eles nem a sua recompensa” (Berachot 5b). Por que nós sentimos dor e depois tentamos curá-la, se poderíamos aspirar a amar e corrigir tudo desde o início? Todos os nossos problemas desapareceriam imediatamente!

Da 5ª parte da Lição Diária de Cabalá 18/06/14, Escritos do Baal HaSulam