O Que Me Falta

Dr. Michael LaitmanO Rabash, Shlavei HaSulam (Degraus da Escada) (1987-1988), artigo 27: “O que significa, ‘O Criador não vai Tolerar o Orgulhoso’, na obra”: … Por isso, quando a pessoa ora, ela age como um “representante do coletivo “, porque está orando por toda a congregação de Israel, da qual ela é uma parte, e por esta razão ela oferece uma oração especial, ou seja, pede que o Criador lhe dê ajuda do alto, a fim de conhecer a sua verdadeira deficiência e, precisamente de acordo com isso, uma oração por ajuda.

Muitas vezes, nós estamos no caminho da correção da alma, sem saber o que fazer. Algo acontece conosco, mas o que é, não está claro. Por exemplo, nós não entendemos como lidar com o grande público, como cuidar dele.

Com o tempo, vai ficar mais claro. Nós não sabemos exatamente o que pedir, o que exatamente nos falta. Esse problema ocorre constantemente e devemos nos acostumar com isso.

Em geral, nossas Reshimot dirigidas ao propósito da criação, embora quebradas, são direcionadas para correção. E, ao que parece, uma vez que esta Reshimo se manifestou em mim, o que mais há lá? Resta apenas despertar, pedir pelo desejo, e receber a Luz que Reforma.

No entanto, é difícil discernir exatamente o que me falta. Portanto, uma pessoa eleva a “oração antes da oração”, e este pedido ainda não foi examinado, tanto quanto o nosso trabalho com as massas não foi examinado. Neste caso, é importante estabelecer a conexão primária, como uma criança chata que, em princípio, não precisa de nada, mas quer atenção. Algo semelhante acontece entre adultos; trata-se de uma comunicação ou de sua renovação.

É costume se comportar com o Criador, da mesma forma. Honestamente, não importa que pergunta eu faço a Ele. O próprio dirigir-se me ajuda a tomar a direção certa. Eu quero conexão. Eu quero Sua atenção, peço que Ele me olhe, e só então posso elevar o verdadeiro pedido.

A oração inicial sequer tem que vir do coração. Digamos que eu abro um livro de orações, e lendo o texto, eu sintonizo um pouco a onda desejada. Então, o verdadeiro desejo é revelado para mim do Alto.

Por que este desejo é considerado verdadeira se eu não o experimentei antes? É porque os Reshimot que permaneceram após a quebra da alma são revelados para mim.

Assim, escreve Rabash, a oração que um homem eleva pelo que parece estar faltando a ele é apenas um meio maravilhoso, devido ao qual o Criador o envia do Alto a resposta para o conhecimento do que ele realmente não tem. Isto é o que uma pessoa realmente pede ao Criador.

Isso acontece porque é muito difícil para nós encontrar e extrair os verdadeiros Reshimot restantes da quebra da alma. Eles aparecem como uma sequência no caminho daqui até o fim da correção e, o mais importante é pedir, exigir, para que o desejo correto seja revelado para mim.

Diz-se sobre isso, “Deixe-os entender o que eles dizem; responda o que eles pedem. “Em outras palavras, coloque a oração correta em suas bocas.

Assim, a verdadeira oração é revelada do Alto. Quando uma pessoa chega a isso em sua mente e coração, quando ela se funde com esse desejo, então ela alcança este meio milagroso, a oração que antecede a oração. Ela ora do fundo do seu coração, ainda sem saber o que vai pedir mais tarde.

Este estado é chamado de “mensageiro da sociedade”. A pessoa ora por toda a comunidade de Israel em que está incluída.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 20/06/14