O Ponto Onde Uma Pessoa Se Conecta Com O Criador

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que Baal HaSulam nos fala sobre como o Masach (tela) sobe e desce, sobre como Bina se mescla com Malchut, etc.? Por que devemos saber todos esses detalhes?

Resposta: O Baal HaSulam nos fala sobre nossos fundamentos, nossas raízes. É porque uma pessoa neste mundo age também como um animal, preocupada apenas em como preencher a si mesma, sem se importar com mais nada (se algo acontece um milímetro longe dela, ela não se importa nem um pouco), ou ela pode ser incomodada por perguntas como: Quem sou eu? De onde eu vim? Por que estou vivendo, para quê?

Se uma pessoa pensa em tais questões que estão um pouco além do seu próprio corpo, ela já pertence ao nível humano e não ao nível animal. Um animal é totalmente fechado dentro de si.

A sabedoria da Cabalá nos fala sobre as raízes que pertencem ao nível humano, isto é, tudo o que é externo a mim. Externo a mim significa externo à minha existência corpórea. Corpóreo significa de um extremo a outro: do nascimento à morte, enquanto o corpo vive. Esta é a única coisa com a qual o animal se importa.

No nível humano, no entanto, a pessoa pergunta: De onde eu vim e para onde eu vou? Estas perguntas não pertencem ao nosso sistema interno, mas ao sistema externo. Eu tenho que revelá-lo e, assim, receberei as respostas para todas as perguntas, tais como: Quem eu sou, Por que eu vivo, e o que está acontecendo comigo?

Portanto, quando lemos as descrições do sistema superior nos livros de Cabalá, nós podemos não nos importar ou podemos nos importar muito e, consequentemente, descobrimos que essa história realmente se refere a nós. Ela se refere ao nosso comportamento e o nosso funcionamento no nível animal e também no nível espiritual. Espírito se refere ao que está fora do corpo.

No artigo “Prefácio à Sabedoria da Cabalá”, Baal HaSulam nos fala sobre nossas bases. Até certo ponto ele nos fala sobre Malchut mesmo e sobre como ela se espalha de cima a baixo. Malchut é considerada o nível animal, mas Malchut está conectada à Bina, que é a base, a raiz do nível humano.

Por sua conexão com Bina, Malchut pode se assemelhar à Bina e, assim, alcançar o nível de Keter, que é o Criador. Eis porque a conexão entre Bina e Malchut é tão importante. Na verdade é o ponto onde uma pessoa se conecta com o Criador.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 13/06/14, Escritos do Baal HaSulam