O Escore Da Torá

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que na Torá tudo parece existir separadamente: Esaú está separado, Jacó está separado, Jacó está com medo de Esaú.

Resposta: Houve um tempo em que eu estudei música. O que você vê quando olha para partituras? Você vê o que deve reproduzir. Você vê sinais: medidas, notas, pausas, piano, forte. Tudo isso é traçado para a pessoa que vai tocá-la.

Eu abro a Torá. Nela está escrito: Jacó, Esaú, Israel, Siquém, Benjamin, Dina. A que se referem todos esses nomes? Estas são as notas que eu preciso para tocar. Estas notas são as minhas propriedades e forças internas; elas existem em mim e são chamadas de anjos. Os anjos são forças da natureza que o Criador me deu para que eu seja capaz de me organizar com a sua ajuda e tornar-me igual a Ele. Por que eu preciso fazer isso? Porque devido a isso, eu me torno independente; eu realmente adquiro o status do Criador.

É por isso que a Torá é chamada tanto de Luz como instrução. Eu li as instruções e trabalho de acordo com isso. Jacó, Esaú, Dina, Siquém, burro, tudo isso são forças da minha alma, e a Torá me revela o que eu preciso fazer com elas. Ela descreve para mim exatamente aqueles processos que eu preciso realizar; a interação de seus personagens é a correlação de nossas propriedades internas, nossos desejos. Quando eu a leio, eu literalmente sinto como essas propriedades se entrelaçam dentro de mim, passam por diferentes mudanças, como eu trabalho com elas, como eu devo me conectar, e o que vou alcançar no final de tudo isso.

Eu olho para o texto da mesma forma como você olha para uma folha de música para poder cantar ou tocar, mesmo agora, sem um instrumento, usando apenas suas cordas internas. Esta é a única maneira de perceber a Torá, e esta é a única razão pela qual ela foi dada.

Da Porção Semanal da Torá 11/18/2010