O Coração É Como Espremer Um Limão

Dr. Michael LaitmanExistem várias fases na aproximação. Na primeira fase, a pessoa percebe que quanto mais ela anseia por conexão, a fim de alcançar o mundo espiritual, mais percebe que não consegue. Ela não consegue se conectar aos outros e revelar o Criador, ou seja, o atributo de doação na conexão.

Ela tenta até que percebe que não consegue. A primeira coisa que ela descobre é que a força do Criador está pronta e capaz de ajudá-la. Então, ela diz que “não há outro além Dele”, e que esta é a única coisa que ela precisa. Para alcançar isso, uma vez que ela não tem escolha e como resultado do seu próprio livre-arbítrio, ela concorda em seguir a direção do amor dos seres criados e, assim, alcançar o amor do Criador.

A condição do amor dos seres criados é constante e de acordo com o quanto o Criador deve ser revelado. Houve momentos em que o Criador foi revelado apenas para os Cabalistas e foi ocultado de todo mundo, e por isso este trabalho era diferente do que é hoje. Isto significa que em diferentes momentos houve uma diferente fusão entre a sabedoria do geral e a sabedoria do individual, sobre a qual se diz: “a opinião da Torá é contrária à opinião dos proprietários”.

Hoje nós estamos próximos da revelação completa, e os Cabalistas nos falam sobre isso, já que não seríamos capazes de descobrir por nós mesmos. Ninguém pode determinar isso apenas por sinais externos. Apesar de ver que o mundo está avançando em direção a uma crise absoluta dia após dia, e que a crise é na sociedade humana, na conexão entre as pessoas, não há poder neste mundo que possa corrigir a sua conexão.

Assim, nós devemos ouvir o que os Cabalistas dizem. Primeiro nós temos que entender que o Criador pode nos ajudar a nos conectar e a sermos como um homem em um só coração. Os corações são diferentes e nós precisamos fazer um esforço para nos conectar em um só coração. É como se espremêssemos todo o suco de um limão, toda a inclinação ao mal que vem do coração. Nós podemos acrescentar ao que resta a intenção de doação mútua de um para o outro e com isso ao Criador.

As condições são muito simples, e embora seja impossível cumpri-las, é claro o que precisa ser feito. Depois de espremer todas as inclinações egoístas do meu coração eu posso me relacionar com o grupo, com cada um dos amigos como com o Criador, mas somente se ele é um amigo e nós estamos prontos para conectar dessa forma, para que juntos, entre nós, descubramos o Criador num coração comum.

Cada um de nós é tão importante quanto a própria força superior. Cada um de nós está pronto para se transformar numa força de amor e doação. Se ansiarmos por isso e não esquecermos isso durante o dia, um hábito torna-se uma segunda natureza, e nós vamos perceber que não conseguimos e que precisamos da ajuda do Criador. É somente com a ajuda Dele que podemos anular nossa natureza e nos conectar acima dela.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 03/06/14