O Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por um lado, você fala sobre a Ohr Makif (Luz Circundante) como se ela fosse algo sábio, apaixonado e vivo. Mas, por outro lado, a Luz está em repouso absoluto, e somente de acordo com as minhas mudanças sua influência sobre mim muda. Como eu posso resolver esta contradição em mim?

Resposta: Não há nada de sábio além da Ohr Makif (Luz Circundante). Tudo o resto é o desejo egoísta por prazer que a todo o momento quer ter uma sensação máxima de existência e realização.

Este desejo pode crescer sob a influência da Luz até parâmetros muito elevados de acordo com os Reshimot (reminiscências) que se encontram em seu interior. Mas o desejo cresce apenas numa direção: desfrutar com um sentimento ainda maior, mais abertamente e de forma proeminente, de acordo com quaisquer que forem suas combinações internas, mas apenas para desfrutar! Ele não sabe nada!

A Luz Superior, o que influencia o tempo todo, atrai os impulsos e estímulos para realizações cada vez maiores nele. E já que o desejo egoísta se afasta cada vez mais de uma natureza pura, ele adquire formas distorcidas e monstruosas dentro de nós.

Mas nós jogamos o tempo todo e mentimos para nós e os outros, escondendo a nossa natureza essencial, de modo que ela não é vista em nós. Comportamento como esse é típico nos seres humanos, mas não em animais.

Os níveis da natureza inanimada, vegetal e animal, agem apenas de acordo com o princípio da “recepção máxima com o mínimo esforço” para leva-los a um estado de satisfação. O desejo escolhe suas ações e as avalia assim. Dessa forma, a natureza do inanimado, vegetal e animal não cometem erros. Eles têm algoritmos muito claros.

Cada nível vê opções específicas para atingir a maior satisfação do seu desejo, escolhendo entre eles o que requer o mínimo de esforço, porque os esforços são deduzidos da satisfação atingida. E isto resulta numa fórmula simples, segundo a qual todos os níveis da natureza operam.

Olhe para qualquer animal saudável, como ele se comporta com precisão. Mas se ele está doente, o seu programa natural falha e o animal começa a se comportar de forma diferente. Vemos isso imediatamente.

Assim, a Ohr Makif atua em todos os lugares em tudo; é a única coisa que existe!

Da Convenção em Sochi 10/06/14, Lição 2

Comente