Não Teremos Êxito Em Nos Esconder Do Amanhã

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que muitas pessoas tentam viver só hoje, o momento presente, onde concentram todos os seus pensamentos e não possibilitam que os pensamentos fujam para o passado ou o futuro?

Resposta: É assim que funciona a força genética do nosso corpo quando nos direciona apenas para os prazeres. A cada momento eu quero desfrutar da melhor maneira, ou seja, investir os mínimos esforços e energia, e receber o máximo prazer. Nós vivemos de acordo com este princípio.

O problema é que, tanto quanto parece, de acordo com o nosso software instalado naturalmente, nós experimentamos grandes problemas por tal abordagem da vida. Se nós apenas queremos prazer, em última análise, de todos os nossos esforços para permanecer assim, nós recebemos golpes que nos obrigam a mudar a nossa abordagem.

Eu não posso fechar os olhos, nem pensar no que vai ser de mim, como se diz em Isaías 22:13: “Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos”. Isso é porque este “amanhã morreremos” torna-se tão terrível que eu já não posso desfrutar hoje.

Aqui tudo depende do nível de desenvolvimento da pessoa e de toda a humanidade. Nós chegamos a um desenvolvimento tal, onde o futuro tornou-se muito importante para nós, não menos do que o presente. Nós não podemos fugir dos pensamentos sobre o assunto e tomar alguma droga, a fim de viver só por hoje.

Nós não teremos êxito em nos esconder do amanhã, por isso devemos aprender a nos familiarizar com a origem da vida e sua meta. Mas, enquanto isso, nós ainda estamos tentando escapar e ainda não atingimos a consciência de que isso não vai ajudar.

Quando nós educamos nossos filhos, não dizemos a eles que o principal é espremer o prazer máximo do momento presente e que depois haverá um dilúvio. Nós sabemos que este caminho é impossível e não vai levar a uma vida feliz. Eles devem abrir os olhos e saber onde estão indo, o que o hoje e o amanhã prometem. Nós devemos descobrir a mesma visão dentro de nós mesmos, só que mais generalizada.

Pergunta: E o que os métodos que ensinam a viver o momento presente fornecem?

Resposta: Métodos como estes reduzem a pessoa ao nível de um animal. Pois um animal, de fato, busca só como desfrutar cada momento em sua vida, e por isso não pensa realmente no futuro.

Os animais têm habilidades naturais para sentir o futuro. Eles sentem um tsunami se aproximando, a erupção de vulcões, terremotos. Eles têm uma sensibilidade sutil em relação à natureza e às mudanças no clima. Mas estes são instintos muito limitados. O ser humano vê muito mais, e nós precisamos usar isso de modo a não decretar uma vida de sofrimento para nós mesmos, e também para não deixar para os nossos filhos, para a próxima geração, um mundo como este em que eles vão sofrer.

Se olharmos para a vida com uma visão mais madura, então não temos escolha; nós devemos descobrir o programa da criação e desenvolver em nós mesmos a capacidade de perceber o futuro.

Em geral, o futuro assusta uma pessoa, porque ela não sabe disso e não está pronta para lidar com isso. Mas isso não se refere apenas a perceber o futuro, mas de como obter as ferramentas com as quais podemos gerenciar o futuro como o presente. Nós nos tornaremos os donos do nosso futuro.

De KabTv “Uma Nova Vida” 17/04/14