Não Procure Saídas Fáceis

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, Shamati # 33: “Os Lotes em Yom Kippurim e com Hamã”: Nós devemos saber que o que parece para a pessoa como coisas que contradizem a orientação do “Bom que faz o Bem”, é apenas para obrigar a pessoa a atrair a Luz Superior sobre as contradições, quando se quer prevalecer sobre as contradições…

Isso significa que as contradições podem ser anuladas se a pessoa quiser vencê-las, só se ela estende a grandeza do Criador.

A pessoa trabalha e se esforça, o que significa que ela estuda, ensina e participa de diversas atividades do grupo, e simplesmente desmorona porque está tão cansada. Como resultado, diversas perguntas surgem: “Quando? Como? Por quê?” E não há resposta para estas perguntas até que ela preenche sua medida.

Então ela entende que provavelmente não tem quantidade e qualidade em seu esforço. A principal coisa em seu esforço é a qualidade. Mas como isso pode ser alcançado? Na maioria dos casos, a pessoa se sente impotente e não sabe o que fazer e permanece inativa.

Aqui ela começa a sentir que não pode avançar sem a importância da meta, porque ela avança pelos amigos pressionando e empurrando-a, sentindo-se desconfortável e envergonhada, e ela não tem escolha, não porque a grandeza do Criador ilumina para ela, e certamente não porque um pensamento sobre agradar o Criador invoca-a.

Ela começa a esclarecer as coisas, a fim de entender o que a motiva. Claro que é o ego que a motiva, mas será que ela tem que estar conectada ao objetivo da criação? Embora eu seja um egoísta, eu pelo menos estou encerrado e focado na força superior, no Criador, e não no ambiente. Portanto, não são as pessoas que devem obrigá-la a avançar, mas o Criador, pois, no final, deve haver alguma conexão com a verdade.

A pessoa vê que ela se esforça muito, participa de tudo o que a sociedade faz, e sente que está totalmente esgotada, mas a razão de todo o seu trabalho duro é completamente pelo motivo errado. Sua razão não é espiritual. Com isso ela atinge o cálculo certo, não importa o quão desagradável seja, e entende que deve se corrigir e continuar. Assim, ela corrige instantaneamente a sua rota.

Ela vê que avança por obstáculos, problemas, decepções e aflições que são revelados. Na verdade, é graças a sua superação do Aviut (espessura), do endurecimento do coração, das queixas, da luta interior, e da insatisfação que ela pode revelar a grandeza do Criador, como é dito sobre o exílio no Egito que o Criador parecia maior a Moisés e a nação de Israel ao causar o endurecimento do coração de Faraó.

Não há outra escolha. Nós temos que descobrir o desejo egoísta áspero, duro, e desesperado, de modo que, em contraste com isso, a grandeza do Criador será revelada. A principal coisa é não se permitir fugir e se esconder das aflições ou procurar um caminho mais fácil, uma vez por que a pessoa para e não alcança os Dinim duros e os esclarecimentos pelos quais pode descobrir a glória do Criador. Isso acontece com todo mundo, mas nós temos que aprender com essa experiência e fazer todo o possível para evitar esta tendência natural de abrandamento, e todas as desculpas para justificar a nós mesmos.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 30 /05/14, Shamati # 33 “Lotes em Yom Kippurim e com Hamã”