Não Há Nenhuma Crueldade No Palácio Do Rei

Dr. Michael LaitmanO Livro do Zohar, Introdução ao Livro do Zohar, Artigo “A Noite da Noiva”, seção 132: Quando isso aconteceu com o Rei David, o medo o envolveu. Logo em seguida, Duma subiu ao Criador, e disse: “Mestre do mundo, é dito na Torá (Vayicrá, 20:10): ‘E o homem que comete adultério com a mulher de outro homem… ‘David quebrou sua aliança, não foi?” O Criador respondeu-lhe: “David é justo, e sua santa aliança permanece pura, pois é conhecido por Mim que BatSheva foi destinada a ele desde a criação do mundo”.

“Você não tem permissão de trazer a morte sobre ele… “Então Duma imediatamente desistiu de suas queixas, e voltou, desanimado, para o seu lugar”.

Pergunta: Por que o anjo Duma quer que o Rei Davi morra, tanto que ele “voltou, desanimado, para o seu lugar”, quando não foi bem sucedido?

Resposta: Duma só ajuda a fazer esclarecimentos. Ele é um anjo do Criador, é uma força espiritual.

Está escrito que Duma “voltou, desanimado, para o seu lugar”, porque uma Klipa (casca) também deve crescer para estar em equilíbrio com Kedusha (santidade). Caso contrário, não vamos ter livre escolha ou o poder de esclarecimento. Como eu posso esclarecer alguma coisa, se diante de mim nada se opõe a mim, nem mesmo alguém que seja tão sábio e forte como eu sou e que não tem nada contra mim?

Duma age contra Urias e não contra David. Enquanto que, graças a ambos, David esclarece seu verdadeiro estado.

Tudo o que a Kedusha recebe, a Klipa pode sugar e extrair dela depois. O benefício aqui é enorme. Graças a isso, nós esclarecemos cada vez mais novos Shevirot (quebras). Assim, nós somos obrigados a realizar transgressões graças às quais o Kli (vaso), o desejo, é revelado numa maior profundidade, maior densidade.

Isso é um pouco como um poço cheio de água. Esta água é Ohr Hassidim (Luz da Misericórdia), Hesed (misericórdia), e o poço é o Kli, o desejo. Enquanto o desejo está cheio de Hassadim, nós não o vemos.

Mas quando erramos, nós estamos realizando uma transgressão e Hassadim desaparece, ou seja, a água vaza para fora do poço, e nós vemos suas paredes. Verifica-se que há ainda outras fissuras através das quais somos levados a uma maior profundidade. A água flui ainda mais longe e você afunda mais profundamente no desejo e é assim que o Kli é descoberto e é assim que você se familiariza com ele.

É impossível investigar o Kli enquanto ele está cheio de Hassadim. Pois Hassadim é Hesed, misericórdia. Portanto, todo o desejo é cheio de Hassadim e tudo é maravilhoso. Hassadim cobre tudo como a água e não possibilita realizar esclarecimentos. Mesmo o amor pode ser cego.

Portanto, transgressões especificamente ajudam a examinar os nossos desejos. Nós vemos isso em particular no que diz respeito à peregrinação do povo de Israel no deserto, onde eles cometeram transgressões a cada passo do caminho. Eles arrastaram essas transgressões do Egito, porque tomaram os vasos egípcios de lá.

Se o seu saco está cheio de prata e vasos de ouro, então você descobre um vaso após o outro, outro desejo mau, e mais outro. A descoberta de um desejo egoísta é chamada de transgressão, mas, em seguida, torna-se possível corrigi-lo.

Portanto, o anjo Duma realiza um trabalho muito bom e grande ao revelar os desejos. Nós precisamos entender que “não há crueldade no palácio do rei”; em vez disso, todos se ajudam e se apóiam. No entanto, sem o conhecimento da Cabalá é impossível entender essa história que aconteceu com o Rei Davi, que parece ser um criminoso, uma vez que matou o marido para possuir a esposa do homem.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá28/05/14, O Livro do Zohar