Luz Superior Com Antecedência

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que há de tão especial no milagre da entrega da Torá? Afinal, houve milagres antes disso, como o milagre do êxodo do Egito e a divisão do Mar Vermelho.

Resposta: Nós não podemos atingir estes níveis por nós mesmos, uma vez que subimos de baixo para cima. Assim como em nosso mundo não podemos pedir a uma criança para fazer algo por si mesma se ela não sabe como ou esperar que ela deva saber algo que não lhe foi ensinado.

Primeiro nós temos que ensinar e educar a criança, então ela será capaz de usar esse conhecimento e talvez até descobrir coisas novas, mas tudo requer preparação. Quando viemos do Egito, nós não tínhamos nenhuma preparação e não podíamos fazer nada. Nós precisamos da revelação da Luz que virá e cuidará de nós e nos fornecerá discernimentos internos. Primeiro nós precisamos de educação, treinamento, força, conhecimento, inteligência e sentimento.

Porque não temos ideia sobre o mundo superior, como nós podemos nos assemelhar a algo sobre o qual não sabemos nada? Como podemos alcançar algo se não temos nenhuma preparação para isso? Portanto, tudo o que é revelado na entrega da Torá nos é dado como que antecipadamente, para que mais tarde trabalhemos e obtenhamos por nós mesmos.

Isto é sempre assim: primeiro lhe é dado um novo estado; ele é mostrado a você e então tudo é tirado para que você o obtenha por si mesmo. Isto se repete em todos os níveis e em todos os estados. É impossível exigir que uma pessoa avance sozinha. Quando nós subimos de baixo para cima, nós nunca sabemos o próximo nível. Cada nível superior é todo um mundo com relação ao nível inferior. Existem tais processos que nem mesmo imaginamos que existam e não podemos saber com antecedência.

É simplesmente como uma aventura sem fim, na qual cada vez algo novo é revelado. É como ler os mesmos artigos, as mesmas frases, mas tudo é percebido de uma forma totalmente diferente. De repente você vê que tem que mudar todos os conceitos, perceber e processá-los de uma forma totalmente diferente. É nesta nova base que você começa a entender o que está escrito de forma diferente.

Portanto, é impossível pedir que uma pessoa se prepare para a recepção da Torá com antecedência. Nós fazemos certas preparações de acordo com o nosso nível de compreensão, e então, o que tiver que acontecer, acontece.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 03/06/14

Comente