Façam O Que O Baal Hasulam Não Teve Êxito Em Fazer

Dr. Michael LaitmanPergunta: Baal HaSulam escreveu no jornal A Nação sobre a ameaça do holocausto quase oitenta anos atrás. Será que a nossa situação atual é melhor do que naquela época, ou será que só parece assim para nós, porque o ódio e o antissemitismo continuam e crescendo em todos os lugares?

Resposta: A situação hoje é muito pior do que era antes da Segunda Guerra Mundial. Isso ocorre porque a situação de risco que está sendo criada hoje está em toda parte e não apenas por uma nação e alguns de seus aliados.

Esta era uma pequena área em relação a todo o mundo, e os judeus podiam contar com a ajuda de outras pessoas e nações. Hoje, não há ninguém e nada em que confiar. Mesmo as Nações Unidas, que representa todas as nações, é contra Israel. Então, a gente não tem para onde fugir.

Além disso, hoje a situação é muito pior do que antes, porque ela foi fundada e cresceu na base de um colapso geral, a crise global, em todos os aspectos. A humanidade vai perder todo sentido racional, vai perder tudo. Quando ela se encontrar num estado tão ruim, ele vai culpar os judeus por todos os seus problemas e falhas. Nós ouvimos sobre essas acusações de todos, porque a crise é global.

Esta é uma situação tão terrível que, em comparação com Hitler, vai parecer uma criança brincando em seu quintal. O Holocausto atual pode se espalhar por todo o globo.

Pergunta: Nós vemos que muitos países europeus que nos apoiavam antes estão agora unidos com os nossos inimigos. Por isso, nós precisamos mobilizar todas as nossas forças, e pode ser que nós estejamos fazendo isso, mas eu não vejo o verdadeiro entendimento entre o público. Todo mundo está mais preocupado com dinheiro e bens, e não quer nos ouvir muito. Como podemos despertar as pessoas e explicar que a situação hoje é semelhante à situação que existia antes do Holocausto?

Resposta: Tente levar isso às pessoas. Baal HaSulam não teve êxito, mas nós temos que conseguir fazer isso. Ele fez tudo o possível, e publicou um jornal quando todo mundo tinha medo de dizer uma palavra. Muitas vezes, os inimigos quebraram suas janelas com pedras.

Nós estamos diante de operações de disseminação que são amplas e poderosas em seu alcance, mas temos que nos preparar para elas, procurando e encontrando pontos de contato com as pessoas e pontos influentes, tanto em Israel e em de todo o mundo. Nós estamos conseguindo a cada dia tornar nossas explicações mais acessíveis. Também pode ser útil publicarmos um jornal e distribuí-lo tanto na rua como na Internet.

Vocês devem tentar fazer o possível. Eu estou olhando para o futuro com otimismo. Eu vejo a grande velocidade com que agora começamos a disseminação. A principal coisa é não reduzir a taxa ou a pressão, e organizar seminários e mesas-redondas em círculos. Então, certamente vamos ter êxito e poderemos avançar as pessoas em direção ao objetivo da criação mais rapidamente do que os problemas que surgem em nós e que nos alcançam por trás.

Se avançarmos ainda mais rapidamente, esses problemas vão se tornar úteis e servirão como suporte. No início, nós só fugimos deles, e depois nos os invertemos completamente. Nós ansiamos por um estado de “doação em prol da doação”, e depois disso, um estado de “recepção em prol da doação”, e depois usamos as dificuldades e problemas para o nosso próprio bem.

Da 5ª parte da Lição Diária de Cabalá 20/06/14, Escritos do Baal HaSulam