Escola Em Vez De Prisão

Dr. Michael LaitmanPergunta: Quando nós olhamos para os problemas que estão destruindo a sociedade moderna, como é possível acreditar que existe alguma chance de alcançar Arvut (garantia mútua)?

Resposta: Na sociedade, o que acontece é que o Criador organiza tudo para nós de Cima, até as coisas mais negativas. Acredite em mim, tudo é selado pelo próprio Criador, e não por qualquer primeiro-ministro, presidente, chefe do Congresso norte-americano ou da União Europeia. Tudo, até o último átomo, é gerido de Cima.

Pergunta: Mesmo se houver um sentimento de que metade da nação deve ser presa?

Resposta: Não metade da nação, mas toda a nação. Metade da nação são ladrões e a outra metade são os culpados pela primeira metade ser de ladrões. Então, todos devem estar na prisão, incluindo a polícia.

Se todos nós devemos estar em garantia mútua, cada um é responsável pelo outro. Mas como não influenciamos os outros como deveria, eles não recebem influência suficiente. Então, o que se pode exigir de nós?

Só com a condição de que influenciamos os outros corretamente e estamos preocupados que a nossa influência seja bem sucedida, podemos ter a certeza de que vamos ver a resposta certa dos outros. Porém, se por enquanto a resposta deles é incorreta, então a nossa influência é incorreta.

Assim, a Torá tem uma abordagem completamente diferente para as punições, em comparação com o que é aceito neste mundo. A punição deve ser a correção, primeiro através do ambiente.

Na verdade, a pessoa é produto do seu ambiente. O sistema jurídico deve ser parte do sistema educacional, mas a punição deve levar à correção. Em contraste com isso, nossas prisões são universidades para treinar criminosos.

Pergunta: O que significa: “Afinal de contas, aos seus olhos todos de Israel são fiadores uns dos outros, tanto no lado positivo como negativo?”.

Resposta: Isto significa que a influência do ambiente determina completamente o comportamento humano, tanto positivo como negativamente. Conclui-se que, se os cidadãos de uma nação se comportam de forma inadequada, isso diz que a nação está numa crise da educação. Além da educação, nada mais é necessário.

A única coisa que a nação precisa, além dos ministérios da defesa e saúde, é o ministério da educação. E se o sistema educacional é correto, não precisamos de forças armadas ou da medicina.

Se uma nação funcionasse de acordo com as leis da Arvut, não seria necessário o exército nem a polícia, nada. Eles organizariam tudo o que é necessário para a existência material para si, e direcionariam tudo o resto para o desenvolvimento espiritual.

Além da educação, nada é necessário. Isso decorre da lei da Arvut, o que significa que você é responsável por todos os membros da nação e pelo seu comportamento como pessoa. E se ele faz algo que não é bom, isso significa que você ainda não o influenciou positivamente, você não deu o sentimento de amor.

Na verdade, se fosse para sentir o amor de todos, isso silenciaria sua inclinação ao mal. Ele não precisaria de nada e se sentiria como um feto no ventre de sua mãe, que ele tem tudo: “A lâmpada está acesa acima de sua cabeça, e ele olha e vê de um lado do mundo ao outro; e eles lhe ensinam toda a Torá”.

Este é realmente um estado incrível. Na verdade, todos nós estamos conectados numa mesma rede e isso agora está sendo revelado cada vez mais. Se você pensar no outro e influenciá-lo, qualquer que seja a sua influência, isso é o que vai estar nele. E por mais que a sua boa influência esteja faltando, você vai ver isso de acordo com o seu comportamento.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 28/05/14, Escritos do Baal HaSulam