Encontre Todas As Imagens Dentro De Si Mesmo

Dr. Michael LaitmanEstá escrito: “Eu criei a inclinação ao mal”. No capítulo semanal “VaYishlach“, a imagem de Esaú é certa interpretação especial da inclinação ao mal; em outros capítulos, esta será o Faraó, Bilaque, Bilam, e outros vilões, mas esta será sempre a minha inclinação ao mal; ela não existe fora de mim. Ela é descrita simplesmente a partir de diferentes perspectivas, enfatizando propriedades diferentes com as quais eu preciso trabalhar cada vez num nível diferente.

Por outro lado, eu também estou sendo informado sobre as forças que devo usar para me ajudar a trabalhar com isso, e me é mostrado que o meu primeiro encontro com esta inclinação ao mal resulta em completo fracasso.

Eu imediatamente me submeto a ela quando ela se revela; eu não sei o que fazer! Mas então, aos poucos, eu começo a me libertar dela, eu me separo, a restrinjo e começo a controlá-la um pouco. Eu corto uma parte dela e a corrijo, depois outra parte, e, desta forma, vou de uma camada para outra até o fim da correção, até corrigir todo o meu egoísmo.

A Torá sempre revela como o homem se corrige, e agora você não terá qualquer dificuldade em lê-la. O homem é um mundo pequeno, e tudo deve existir dentro de você. Você só precisa tentar encontrar Beit El, Siquém, Balak, Dina, todas as características deste conto dentro de você, e também toda a natureza inanimada, vegetal e animal da que a Torá fala, porque essas coisas também são propriedades de sua alma, apenas num nível mais baixo.

De maneira nenhuma você deve ver uma obra literária na Torá. Está escrito sobre isso: “Não faça imagens, não faça qualquer imagem para si mesmo”.

Da Porção Semanal da Torá 18/11/10