Elevando Moisés Do Nada

Dr. Michael LaitmanM. Weisman, “O Midrash Diz” (Capítulo “Shemini): Há apenas um método para se aproximar do Criador, e que é a absoluta obediência à Sua vontade. E o Senhor diz a Moisés: “Diga a seu irmão Aarão que Eu lhe fiz uma grande honra. Diga a ele onde estão seus filhos, é onde a parte mais interna da Shechina estará, o que significa o lugar onde o Criador é revelado, Sua presença divina. Mesmo você e seu irmão Moisés não atingirão tais alturas.

Isto se refere ao estado que os seres criados não podem alcançar até o final da correção. Ele é revelado após os níveis de Aarão e Moisés.

O fato é que Moisés é enterrado no Monte Nebo, do outro lado do Rio Jordão, e seu local de enterro é desconhecido até hoje. Acontece que ele alcançou um nível que ninguém revelou ainda. Mas este ainda não é um nível de conexão e unidade completa que inclui tanto as pessoas como a Torá, ou seja, todas as partes da alma geral.

Porém, no final da correção geral, todos os níveis serão revelados e o que é chamado de imagem alegórica da tumba de Moisés. Em princípio, não há nenhuma tumba, já que ele escalou a montanha sozinho e morreu lá.

Mais tarde, o estado de Moisés irá surgir novamente, mas num nível que todas as outras almas abaixo irão começar a subir com ele, se conectar com ele e avançar até o fim da correção. Então, nós realmente iremos ascender ao nível sobre o qual é dito que “mesmo você e seu irmão Moisés não atingirão tais alturas”.

A Torá fala sobre a preparação que nosso desejo egoísta passa antes de entrar no que é chamado de terra de Israel, ou seja, antes do desenvolvimento completo do nosso egoísmo em amor e doação.

Ela só fala sobre o período quando saímos do Egito e chegamos à fronteira da terra de Israel, passando por quarenta níveis espirituais e quarenta anos vagando no deserto (a ascensão de Malchut – desejo de receber – à Bina – desejo de doar). Depois há a descida de Bina à Malchut, quando começamos a atingir o nível de Malchut, elevando-a à Bina e depois subindo de Bina à Keter (coroa).

Depois que toda a massa é corrigida pela subida gradual, há uma ação chamada Rav Pealim Mekabtziel, uma força especial que une todas as partes corrigidas do geral (Mekabtziel é a conexão que compacta tudo numa única força).

Esta é uma correção adicional. Quando ela for cumprida, haverá uma subida até o nível de Keter. O nível de Moisés será então realmente revelado, não do jeito que é descrito aqui, mas no próximo nível, quando todos os níveis se mesclam e ascendem ao nível de Keter.

Então, o túmulo de Moisés será revelado, ou seja, o estado em que podemos atingir o nível de Moisés e junto com ele vamos começar a subir até o fim completo da correção.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 22/01/14