É Impossível Chorar E Dizer Obrigado

Dr. Michael LaitmanO Livro do Zohar, Introdução ao Livro do Zohar, Artigo “A Noite da Noiva”, seção 138:  Isso decorre do fato de que o homem não pode perceber o mal óbvio do Criador, pois isso prejudicaria muito a percepção das criaturas do grande e perfeito Criador, pois o Perfeito não pode criar o mal.

Portanto, na medida em que o homem se sente mal e nega a Divina Providência, um véu cai imediatamente sobre ele, e a sensação da existência do Criador desaparece. Este é o pior castigo do mundo!

Por isso, a sensação de bem e mal na governação do Criador nos dá a sensação de recompensa e castigo. Isso porque aquele que se esforça para não perder a fé na existência e governança do Criador, mesmo que prove o mal em Sua governança, é recompensado com encontrar forças para não perder a fé na governança e bom propósito da influência “má” do Criador. Mas, se ele ainda não mereceu a oportunidade de se esforçar em acreditar que o Criador persegue um propósito definido, enviando-lhe sensações desagradáveis, ele é punido com o afastamento da fé no Criador e da sensação de Sua existência.

Disso fica claro de onde a recompensa e castigo, e a ocultação e revelação vêm, quais são as condições para que uma pessoa mereça isso, e como ela constrói a si mesma quando se confronta com uma sensação ruim, uma sensação de sofrimento.

É impossível chorar e dizer: “Muito obrigado.” Na medida em que você não está acomodado com a Luz, você sente ocultação e assim condena o Criador. Segue-se que não temos escolha; se quisermos nos aproximar do Criador e abençoa-Lo, devemos chegar à revelação.

Da ocultação, quer queiramos ou não, nós sempre somos obrigados a amaldiçoá-Lo. Assim, apenas os Cabalistas, que alcançam a intenção correta e transformam a escuridão em Luz, bendizem o poder superior. Nessa medida, eles estão em adesão com Ele.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 01/06/14, O Livro do Zohar