Da Entrega Da Torá À Sua Recepção

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que o feriado de Shavuot é chamado de feriado da entrega da Torá e não da recepção da Torá?

Resposta: A entrega da Torá acontece quando chegamos a uma deficiência por ela. Isto se refere à Luz, à entrega de Cima, e não à recepção de baixo.

Uma pessoa não é um homem livre; ela não é livre enquanto não recebe a Torá. E depois de receber a Torá, nós começamos a adquirir a característica de Bina, a liberdade. Esta é a liberdade do nosso ego, do desejo de receber. Então, é possível declarar que estamos trabalhando para receber a Torá.

Porém, nesse mesmo dia, quando  somos obrigados sob a pressão das pragas do Faraó e todos os problemas que nos levaram ao Monte Sinai, nós concordamos em aceitar a garantia mútua, mas ainda não temos um forte desejo suficiente. Por enquanto, esta é apenas a entrega da Torá, dada de Cima.

E a recepção da Torá começa quando já nos aproximamos da sua realização: começando com a Ohr Hassadim, doar em prol da doação, a correção do desejo de Galgalta ve Eynaim em todos os níveis; e após isso a correção do desejo de AHP em todos os níveis. Quando nós corrigimos o desejo de AHP, isso é verdadeiramente chamado de recepção da Torá, pois a Luz que Reforma está agindo com todo o seu poder.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 03/06/14, Shamati 66 “A Entrega da Torá”