Conexão Pessoal Com O Criador

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como eu posso ser responsável por outras pessoas, se não consigo ser responsável por mim mesmo?

Resposta: Especificamente porque você se coloca a serviço e uso dos outros, você se torna responsável por todos. Você não existe para si mesmo, só para os outros. Isso é como a lei do Arvut (garantia mútua) trabalha; os outros não têm liberdade de escolha. Eu sou o único que determina a sua situação e o destino, visto que assumo sozinho a responsabilidade e estou pronto para ficar em seu lugar.

Tudo o que acontece depende apenas de mim. Qualquer coisa, para melhor ou para pior, tudo depende apenas de mim. Eu os conecto a mim mesmo como meu Partzuf inferior e forneço a eles.

Não é insolente eu pensar assim? Não, isso não é insolência. Se nós somos todos iguais, então cada um de nós tem uma conexão pessoal com o Criador, e esta  não é através dos outros. Todos os outros me seguem.

Isso ocorre porque há um “ponto no coração” dentro de mim, o meu lugar na fonte que ninguém mais tem. E há um lugar especial como este para cada um. Assim, cada um pode dizer que, do seu ponto de vista, ele é o único responsável, independente da raiz de sua alma, e mais ninguém.

Todo mundo tem sua característica pessoal única e todo o resto vem da integração mútua com os outros. Mas através desta característica pessoal única, eu estou diretamente conectado por um fio com o Criador e nisto estou à frente de todos. Se não fosse por mim, eles não estariam completos. Só eu posso corrigir essa característica, conectando-a com o resto da humanidade, ou seja, com todo o resto das características de Malchut do mundo do Infinito.

Suponha que há sete bilhões de partes em Malchut do mundo do Infinito e cada parte está ligada com o Criador através de sua característica específica. E todo o resto das características em mim é derivado da integração mútua com os outros sete bilhões.

Da 5ª parte da Lição Diária de Cabalá de 27/05/14, Escritos do Baal HaSulam