Cada Mudança Balança Todo O Sistema

Dr. Michael LaitmanAo trabalhar em correções nós temos que trabalhar na direção oposta da quebra e entender que tudo depende da nossa incorporação. Portanto, a correção começa em ter uma inclinação, uma deficiência, uma necessidade, de unir-se por razões diferentes.

Há uma aspiração puramente pragmática de unir-se para ganhar a vida um do outro no sentido corpóreo, e há o mandamento de se conectar a fim de ganhar avanço espiritual um do outro.

Todas as correções são realizadas pela incorporação mútua. Portanto, quando quisermos reunir novamente o vaso quebrado, nós devemos nos certificar que a pessoa sinta que é uma parte inseparável do mundo. Ou seja, ela tem que corrigir o mundo inteiro a fim de corrigir a si mesma.

Isto significa que uma pessoa não será capaz de se corrigir, a menos que corrija sua conexão com o mundo inteiro, com toda a humanidade. Embora pareça impossível, nós dependemos um do outro na correção, da mesma forma que dependemos um do outro na quebra.

À medida que eu dependia de todos durante a quebra, como está sendo revelado agora, eu também dependo de todos durante a correção. Portanto, mesmo que eu realize apenas pequenas correções pessoais, ainda assim, eu toco cada pessoa no mundo. É porque nós estamos num sistema integral onde não há nenhuma peça isolada, mas onde tudo está conectado e todos influenciam um ao outro.

Claro, todo mundo age de acordo com seu nível e de acordo com seus Reshimot (genes espirituais), de acordo com a profundidade de sua queda durante a quebra e depois do pecado da Árvore do Conhecimento. Ainda assim, se retirarmos certo fino fio do final do sistema, todo o sistema balança, se movimenta e, consequentemente, é invocado para melhor ou para pior.

É por isso que é dito: “Aquele que salva uma alma de Israel, é como se salvasse o mundo inteiro”. É porque aquele que é chamado de Israel (de acordo com seu desejo pela revelação do Criador, a força de doação e amor nos desejos) corrige sua atitude para com o sistema em que se encontra, pelo menos no primeiro nível de Nefesh, e por isso certamente influencia todo o sistema.

Por esta razão se diz no Livro do Zohar que quando Israel se corrige, a Luz Superior que entra em seus vasos se derrama e enche o mundo inteiro. Isto significa que não temos que cuidar do mundo, basta cuidar daqueles que podem despertar. Se bem que nós podemos sair para o público e acelerar seu desenvolvimento.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 29/05/14, Escritos do Rabash

Comente