Assuste As Pessoas, Mas Não Exagere

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, A Nação: Também está claro que um enorme esforço como esse, uma unidade sólida e rígida é necessário, de todas as partes da nação, sem exceção. Se não sairmos com fileiras unidas em direção às forças poderosas que estão em nosso caminho para nos prejudicar, vamos descobrir que a nossa esperança está condenada antecipadamente.

Baal HaSulam diz que a nação de Israel deve se conectar acima de todas as diferenças. Nós estávamos conectados no passado e devemos alcançar a mesma conexão e unidade agora. Por isso, nós queremos vencer todas as interferências e saltar por cima de tudo, levando a nós mesmos e ao mundo inteiro à correção inevitável.

Se não fizermos isso, um chicote aparecerá que nos forçará a alcançar a correção, mas esse será pelo longo do caminho do sofrimento, o caminho do “em seu tempo”.

Pergunta: O problema é que o país não tem uma necessidade real de conexão. As pessoas admitem que nós estamos nos aproximando do público prematuramente.

Resposta: Isso significa que devemos esperar até que os problemas e as aflições aumentem? Será que vamos ser capazes de falar sobre a unidade apenas quando as coisas piorarem?

Mas os sábios podem ver o que está nascendo no mundo. Nós ainda podemos colocar os óculos certos, ou usar binóculos ou mesmo telescópio, ou olhar através de um microscópio, a fim de identificar as bactérias letais antes delas nos matar.

Isso é o que fazemos na ciência ou na medicina. Em todas as áreas, nós tentamos identificar a doença antes que ela irrompa, e a eliminamos. Isto é o que as pessoas sábias fazem.

Por que devemos esperar até que as pessoas se sintam mal e busquem mudanças? Nós devemos intensificar agora nossas medidas educativas e ações de disseminação. Quando as pessoas se sentirem tão ameaçadas pelos gérmens do mal, elas vão se sentir forçadas a se conectar. O que nós vemos mal menor, elas veem como grande mal e grandes problemas.

No entanto, aqui também, nós devemos ser cautelosos. Assustar as pessoas não é o nosso caminho, embora isso seja muito eficiente. Os médicos costumam usar esse método, assim como organizações verdes que nos assustam, falando sobre desastres ecológicos que estão chegando.

Nós devemos agir de forma diferente. Não devemos usar o método de assustar as pessoas, mas simplesmente mostrar-lhes o que elas imediatamente ganham quando se conectam.

Da 5ª parte da Lição Diária de Cabalá de 22/06/14, Escritos do Baal HaSulam