Aceleração Do Caminho

Dr. Michael LaitmanTodos os seres humanos são portadores de uma determinada parte da primeira e única alma coletiva: Malchut do Mundo do Infinito. No estado correto de semelhança e equivalência com Luz, isso é chamado de Adam (de Domeh, ou seja, similar). Todos nós estamos quebrados em partes, distantes uns dos outros, de modo que, apesar de nossa rejeição natural chamada egoísmo, possamos nos conectar acima dela.

Na medida em que começarmos a ansiar pela aproximação mútua, o desejo quebrado que está em nós vai gradualmente começar a ser descoberto cada vez mais, e nós seremos egoisticamente repelidos uns dos outros cada vez mais forte.

Através da nossa oposição à rejeição mútua e da construção de uma conexão mútua acima dela, nós queremos melhorar a intensidade do vaso da alma coletiva, que é composto de duas forças opostas: repulsão e atração. Assim, com o nosso desejo acima do ego, uma Luz cada vez maior é descoberta: a característica de doação.

Como está escrito, (Provérbios 10:12) “O amor encobre todas as transgressões”. Por isso, elas são necessárias, e o grau da diferença entre os crimes e o amor determina o volume do vaso onde a característica de doação e amor é revelada. Um pequeno vaso (um pequeno contraste entre ódio e amor) torna-se cada vez maior até que o contraste se torna infinito, e este é o mundo do Infinito.

É assim que avançamos. Tudo depende da intensidade do nosso trabalho. Se construímos a nós mesmos da maneira certa, não fugimos das oportunidades de conexão que aparecem para nós em todos os tipos de condições físicas, como estudar e disseminar, sempre que possível. Esta é uma condição necessária, com a ajuda da qual temos que correr e acelerar nosso caminho.

Com isso, a atitude para com um amigo e todo o mundo deve ser como o relacionamento com o Criador, porque esta é a descoberta Dele. É assim que Ele é revelado para mim. Se eu tento me aproximar Dele, eu devo dizer que tudo o que está acontecendo vem Dele. Neste caso, eu já estou justificando tudo o que está ao meu redor.

Isto porque, desde o início, tudo é determinado por Ele, assim como todas as características e todos os tipos de movimentos dentro de mim. O Criador é encontrado em tudo (tanto dentro de mim e no que está fora de mim), e a relação entre o interno e o externo é o terço médio de Tiferet, lá, onde a pessoa sente livre escolha.

Portanto, uma intenção correta como essa acelera o nosso caminho.

Da Convenção em Sochi 09/06/14, Lição 1