A Epidemia De Narcisismo

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (do Global Research): “Nós estamos vivendo uma era cronicamente tensa e, nas partes ricas do mundo, uma era desesperadamente autoindulgente. A publicidade ensina que essa satisfação vem com o consumo compulsivo. A mídia banaliza a história e transforma eventos atuais numa competição de espetáculos e culto à personalidade. Viciadas em modismos e soluções rápidas, com medo do futuro e à deriva do passado, milhões de pessoas fogem da imaginação e buscam significado em realidades pré-digeridas.

“O narcisismo social atingiu o nível de epidemia. O capitalismo transformou auto promoção numa indústria em crescimento, com o sucesso muitas vezes repousando sobre a habilidade de projetar uma ‘personalidade vencedora’ e muitas vezes uma falsa imagem. A implacável autopromoção, seja por demagogos conservadores ou suas contrapartes liberais, combinam ordenadamente com uma idealização de pessoas poderosas que representam o que procura um narcisista.

“No entanto, a abdicação da responsabilidade para diversas burocracias promoveu traços de caráter consistentes com uma cultura corrompida, e isso por sua vez acelerou os excessos do capitalismo corporativo. O resultado é um tipo de neurose em massa. Imagens de pais ‘bons’ e ‘maus’, objetos de amor e ódio, são formadas cedo, internalizadas e tornam-se parte da autoimagem das crianças. Mas, ao invés de se fundir num superego que também contenha autoconfiança e valores sociais, estas primeiras imagens muitas vezes se transformam num superego severo e punidor.

“A decadência das antigas tradições de autoajuda corroeu a competência numa área atrás da outra, deixando o indivíduo dependente do estado, das empresas e outras estruturas burocráticas. O narcisismo é a dimensão psicológica desta dependência. A cultura popular se alimenta de fantasias narcisistas, incentivando a ilusão de onipotência enquanto que ao mesmo tempo reforça sentimentos de dependência e desencoraja fortes emoções.”

Meu Comentário: O egoísmo superdesenvolvido é incurável. Ele vai continuar suas mutações e nos levar a uma completa degeneração cultural. O único obstáculo em seu caminho será a educação integral contínua.